quarta-feira, 28 de março de 2007

Robert Anton Wilson faleceu :(

Presto aqui a minha homenagem a este Homem com uma dimensão intelectual imensa, fora do comum!!!

[ J.J.C.M. ]

terça-feira, 27 de março de 2007

Não há um único preso por corrupção na política

Corrupção na política? As suspeitas são muitas, os julgamentos alguns, mas os presos nenhuns. Dados ontem avançados ao DN pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) garantem que, actualmente, não há uma única pessoa presa por crimes de corrupção no exercício de funções políticas. A busca efectuada pela DGSP na sua base de dados adianta que há apenas oito presos por crimes de corrupção - mas todos eles associados ao fenómeno da imigração ilegal. O último caso conhecido de um político preso por corrupção foi o de Abílio Curto (PS). O ex-presidente da Câmara da Guarda saiu em liberdade condicional no Natal de 2006 (ver caixa) .

O abandono da estatística

Os péssimos resultados que Portugal tem para mostrar em matéria de repressão da corrupção têm a investigação criminal como um dos principais problemas. Ou, como já referiu Maria José Morgado, os "nódulos do sistema" penal. Segundo a magistrada, este dividem-se em dois: internos, "numa organização do Ministério Público com maus métodos de trabalho e de direcção, desajustada às exigências da investigação do crime económico-financeiro", e externos, que se reflectem numa "estratégia de política criminal inconsequente, nebulosa, por vezes paradoxal".

Por sua vez, Luís Barbosa, inspector da Polícia Judiciária, defende também novos métodos de trabalho no combate ao fenómeno. Estes, segundo escreveu numa tese de pós graduação a que o DN teve acesso - embora o próprio se tenha recusado a prestar esclarecimentos adicionais -, defendeu: "A importância do cumprimento da estatística dos processos pendentes tem que ser posta definitivamente de lado, dando disponibilidade completa para atacar, com a máxima concentração e meios, as investigações sobre factos que estão a ocorrer ou que ainda não ocorreram."

Para o inspector da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) é urgente a especialização dos magistrados do Ministério Público. "Será que se pode ser um bom investigador de homicídios ou de tráfico de droga e ser, ao mesmo tempo, um investigador especializado no combate à corrupção?", questionou.

Na tese, Corrupção versus Desenvolvimento, Luís Barbosa defende ainda a nomeação do Procurador Geral da República por uma maioria "extensamente qualificada" na Assembleia da República.

[in DN 27/Março - João Pedro Henriques e Carlos Rodrigues Lima]

terça-feira, 20 de março de 2007

Para NÃO esquecer... nada melhor que Avivar a Memória!!!

No final do ano passado, em 21 de Dezembro de 2006, o PSD em Oeiras votou contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2007, da coligação Isaltino Oeiras Mais A Frente / Partido Socialista, pelos seguintes motivos:


  1. Não considerar prioritário gastar 30 milhões de euros para os Paços do Concelho num momento em que se exige contenção e rigor;

  2. Entender que as prioridades ao invés deveriam ser, a acção social, mobilidade do concelho, educação, reabilitação urbana que sofrem cortes consideráveis no Orçamentado;

  3. Entender ainda que as promessas eleitorais do Movimento Isaltino Oeiras Mais à Frente, ao longo da campanha eleitoral estão muito longe de ser cumpridas contribuindo dessa forma para o descrédito dos eleitos locais;

  4. Lamentar que a aplicação da Lei das Finanças Locais faça que os munícipes de Oeiras vejam diminuídos as transferências dos fundos do Orçamento do Estado apesar do grande aumento da carga fiscal e para fiscal da população portuguesa que viu aumentado o IRS, IRC, IVA, Imposto automóvel, Imposto sobre produtos petrolíferos, sobre o tabaco e álcool, ADSE e taxas moderadoras para internamentos hospitalares;

  5. O “chamado” plano estratégico para o concelho de Oeiras não passar de um conjunto de intenções, gorando as expectativas dos cidadãos de Oeiras;

  6. Durante a discussão a arrogância e falta de educação e de sentido de responsabilidade do Sr Presidente da Câmara e do Partido Socialista perante os eleitos d a Assembleia Municipal que raiou o ataque pessoal e o insulto;

  7. Discriminação das Juntas eleitas pelo PSD não permitindo a sua participação na discussão do Orçamento, ao contrario do que aconteceu com a Juntas eleitas pelo Movimento Isaltino, pondo em causa os fundamentos democráticos das relações entre órgãos eleitos;

  8. O PSD orgulha-se da obra dos seus autarcas nos últimos anos que transformou Oeiras em concelho de referência da Área Metropolitana de Lisboa;

O facto é que algo em Oeiras está mesmo a mudar! E que os munícipes estam cada vez mais exigentes... QUE NINGUÉM TENHA A MÍNIMA DÚVIDA!!!

Quanto ao PSD... tenho as minhas sérias dúvidas que possa continuar como está...

[Oscar Lima]

sexta-feira, 16 de março de 2007

Precisamos de mais exemplos DESTES !!!

Há que acreditar e... AGIR :)

Dê o seu exemplo, Oeiras agradece.

[Paulo Farinha - Caxias]

quarta-feira, 7 de março de 2007

Reze...Mas Mexa-se...

Tão pequenina observada da imensidão do cosmos...ei-la: a nossa Terra comum, hoje na primeira ordem do dia, nas páginas dos jornais, revistas, notícias televisivas, Óscares que galardoam um documentário com a assinatura de quem foi Vice-Presidente dos Estados Unidos da América.

Diz muito esse documentário, mas pouco da forma como ele perdeu umas eleições que afinal ganhou. Como seria o mundo hoje com Al Gore Presidente da Nação mais influente do mundo? Necessariamente diferente, melhor certamente.

O documentário galardoado narra-nos um tempo que vai chegar mas que, na verdade, já todos o sentimos. Sempre foi oportuno, mas agora que o verde invade a agenda política, vamos pôr em prática esta velha máxima política: nenhum homem fica de fora, o mesmo é dizer que todos somos poucos para contribuir para esta causa entre gerações.

Por cá, tarda a chegar essa consciência. É tão simples, temos hoje uma infinidade de meios, opções, decisões, para mudar o rumo. A vontade, essa, é que demora. Espero é que ela não seja demasiado tarde um dia.

Al Gore explica isso no documentário a partir de um exemplo familiar. O pai era produtor de tabaco, a sua irmã, mais velha dez anos, uma fumadora compulsiva. Não resistiu a um cancro pulmonar causado pelo tabaco, como seria bastante provável de vir a suceder. O pai de Al Gore abandonaria a produção de tabaco após a sua morte. Estabeleceu uma conexão entre a produção de tabaco, o consumo e morte prematura da filha provocada por um cancro onde o consumo do tabaco foi o principal responsável.

No sábio provérbio africano, dito numa forma imperativa, Reze, mas mexa-se também, afinal um convite para que nos envolvamos todos os dias nas causas planetárias, gestos simples de grande dimensão; desde o representante que elege, ao pequeno, afinal grande gesto de separar o lixo, para que tudo se reinicie.

Julgamos que são indiferentes os nossos actos quotidianos. Não acredite.
Acredite, sim, que você é o agente da mudança, o político mais capaz, basta que acredite e vontade lhe sobre. Verá que não custa nada. A Terra é o nosso ídolo. Este pequeno grande planeta. Generoso, farto, que nos possibilita viver, se quisermos, em felicidade.

[Deputado LUÍS CARLOTO MARQUES in "A Cidade e as Serras"]