sexta-feira, 23 de maio de 2008

Almourol celebra o Verão nas margens do Tejo

MERCADO DA CULTURA:

Rua José Falcão, 47A
2780-334 Oeiras Portugal


Tel: 351 214 410 448/9
Fax: 351 214 410 446


geral@mercadodacultura.pt


Dezenas de espectáculos de música, dança, teatro, multimédia, e eventos artísticos, culturais e desportivos vão animar a zona ribeirinha dos concelhos de Constância, Chamusca e Vila Nova de Barquinha nos fins de semana de 14 de Junho a 6 de Setembro, com vista a atrair as pessoas a passar mais tempo fora de casa e valorizar o Tejo, bem como revitalizar a cultura e o património ribeirinhos.

O evento “O Tejo é o Palco”, uma iniciativa do Parque Almourol, coordenador do projecto, pretende “promover a vida ao ar livre, uma vida saudável para fugir um bocadinho do stress”, disse ao PressTUR João Parreira, do Mercado da Cultura, empresa que em conjunto com o Parque Almourol está a desenvolver a iniciativa.

O executivo falou à margem da apresentação do festival “O Tejo é o Palco”, que decorreu esta manhã em Lisboa.

Esta é a primeira iniciativa do género promovida pelo Parque Almourol, que pretende, ainda segundo João Parreira, promover os novos equipamentos que se encontram na região, e na qual o Parque Almourol, o Programa Vale Tejo e as Câmaras Municipais vão investir um milhão de euros, da qual cerca de 500 mil euros aplicado apenas nos eventos.

Apesar de não haver uma estimativa quanto ao número de visitantes, João Parreira referiu durante a apresentação que “seria frustrante não receber pelo menos alguns milhares de pessoas neste evento”.

Assaltos ao castelo, Camões a recitar poesia sobre as águas e espaços vocacionados para as crianças:

As diferentes iniciativas d’ “O Tejo é o Palco” começam dia 14 de Junho com o “Barquinha Non Stop”, às 17h00, que durante 24 horas vai promover em Vila Nova da Barquinha espectáculos de teatro de rua com companhias internacionais, animações, concertos, desportos-aventura e um bar de chill-out, animado 24 horas por vários Dj’s e Vj’s.

Nessa mesma noite, o destaque vai para o espectáculo de teatro de rua “Les Illumineurs“, pela companhia francesa Karnavires.

As crianças também terão uma série de iniciativas, que incluem jogos, workshops, teatro, fantoches, e “um planetário insuflável com 60 lugares” referiu João Parreira.

Dia 15 de Junho será totalmente dedicado aos mais pequeninos, com uma série de actividades, disse ainda o mesmo responsável.

Os graúdos podem contar com outro tipo de iniciativas, como sessões de yôga, reiki, cursos de ginástica, pára-quedismo nocturno e voos cativos de balão (proporcionados pelo exército), um bar gerido por empresários da noite de Lisboa.

Um dos projectos apresentados hoje é o “Marítimos” que inclui um palco flutuante, que irá tocar as diferentes localidades, e o qual vai receber diversas apresentações, desde espectáculos de fandango, como até um actor vestido de Luís de Camões, a declamar poesia.

O castelo de Almourol, o monumento que vai ser um dos pontos centrais destas iniciativas vai ser palco de espectáculos multimédia e reconstituições históricas, como o “Torneio Medieval” (5 de Julho), “Assalto ao Castelo” (26 de Julho) e “Templo Almourol” (6 de Setembro), que irá fechar as festividades.

A “Vila Poema” decorre nos dias 12 e 13 de Julho, no centro histórico da vila de Constância, a qual será transformado numa Tróia sitiada, com representações da “Ilíada” de Homero, da ópera “Dido e Eneias”, uma feira do livro e uma exposição de escultura de João Carvalho.

Outra iniciativa, os “Bailes do Mundo”, vão ter diferentes palcos, Constância (“Baile Cigano”, 2 de Agosto), Tancos (“Baile Português”, 15 de Agosto) e a aldeia do Arripiado (“Baile Antigo”, 23 de Agosto), noites de baile e de música, e dias de workshops de dança.

As entradas para estes eventos serão gratuitas, "mas algumas actividades vão ser fornecidas por empresas privadas, por isso é provável que se tenham que pagar", referiu ainda João Parreira.

via email: carlostavares@mercadodacultura.pt
Carlos Tavares - 912 574 897

Sem comentários: