terça-feira, 11 de novembro de 2008

Políticas de Habitação discutidas em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras, através do Departamento de Habitação, realiza o Seminário A Casa e a Habitação - "Políticas de 3ª Geração, Hoje", nos dias 14,15 e 16 de Novembro, no Auditório do Solplay Hotel, em Linda-a-Velha.

Ao longo deste encontro serão dadas a conhecer experiências profissionais ou perspectivas mais teóricas, para o conhecimento e a projecção das políticas de habitação contemporâneas e do futuro, com especial enfoque no contexto social, por oradores com vasta e reconhecida experiência profissional na área da Habitação e do Planeamento Territorial, a nível nacional e internacional.

Este Seminário é aberto ao público, que poderá aproveitar a oportunidade para participar na discussão do que será o futuro da habitação, entendido num sentido holístico, no qual os espaço comuns e os privados, os poderes públicos, as instituições e as empresas confluem no sentido de encontrar as melhores soluções para o que nos envolve a todos.

Programa:

Dia 14, SEX Sala Magnólia, Solplay Hotel, Linda-a-Velha

10H00 - Acreditação dos Participantes
10H30 - Sessão de Abertura
- Intervenção do Vereador do Pelouro da Habitação da CMO, Emanuel Martins
- Intervenção do Presidente do CECODHAS.P – Comité Europeu de Coord. da Habitação Social, Dr. Paulo Atouguia Aveiro
11H00 - Coffee-Break
11H45 - Intervenção do Presidente da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eng.º António Fonseca Ferreira
- Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais-
13H00 - Almoço no local
15H30_18H00 - Visita ao Concelho: “Habitar é Viver”


Dia 15, SÁB

9H30 - Intervenção do Vereador do Pelouro da Habitação, Emanuel Martins
9H45 - Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, "Oeiras – Habitar Oeiras – Ontem, Hoje e no Futuro, uma realidade vivida"
10H15 - Intervenção do Prof. Dr. David Justino, "O Processo PER"
10H45 - Coffee-Break
11H00 - Intervenção de Gerard van Bortel, Membro, OTB Research Institute for Housing, Urban and Mobility Studies at the Delft University of Technology, na Holanda - Regeneração Urbana: o papel dos senhorios sociais nos investimentos socioeconómicos. Exemplos de Inglaterra e Holanda”
11H30 - Abertura / Sessão de Debate
No conceito Habitar é Viver, serão abordados pelos conferencistas alguns dos temas a seguir enunciados, na perspectiva de estimular o debate, promover a análise e fomentar o diálogo entre os diversos intervenientes sobre questões de natureza económica, social e cultural no contexto da Habitação Municipal.
13H00 - Almoço no local
15H00 - Intervenção do Prof. Dr. Carmona Rodrigues, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, “Planeamento Urbano e o Desenvolvimento Socioeconómico”.
15H30 - Intervenção do Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU, Eng.º Nuno Vasconcelos, "Intervenção na área Política de Habitação – inovações e sustentabilidade"
16H15 - Coffee-Break
16H30 - Abertura da Sessão de Debate
19H00 - Cocktail e Concerto pela Orquestra de Câmara dos Concelhos de Cascais e Oeiras - Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha


Dia 16, DOM

11H00 - Visita ao Concelho "Pólos de atracção turísticos, culturais e científicos do Concelho"
13H00 - Almoço
15H00
- Intervenção de Paul Louis Marty, Ex-Presidente CECODHAS, Presidente da CECODHAS Energy Experts Network, Presidente do European Housing Forum. “O papel da habitação social no reforço da coesão social europeia”

15H30 - Intervenção da Directora Municipal de Planeamento, Urbanismo e Habitação, Arqtª. Antónia Lima, "Apresentação das Conclusões"
16H00 - Comentário e validação das conclusões
16H30 - Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais

Sem comentários: