sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Recrutamento de Monitores
Campanha de Verão de 2008

Jovens em Movimento

No âmbito do Projecto de Sensibilização Ambiental “Jovens em Movimento – campanha de Verão 2008”, a Câmara Municipal de Oeiras está a recrutar Monitores para coordenar equipas de jovens em actividades de limpeza, de manutenção e de sensibilização ambiental em praias, ruas, jardins e viveiros do município.

Podem participar pessoas com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos e com frequência universitária. Os candidatos deverão ter uma disponibilidade mínima de 15 dias, entre 4 de Junho e 10 de Setembro. O pagamento do serviço será efectuado através de recibo verde ou acto isolado.

Os interessados em participar neste projecto devem enviar o respectivo currículo e uma carta de apresentação, até ao dia 9 de Maio, para os seguintes endereços:

1) E-mail: dae@cm-oeiras.pt

2) Morada: Serviços Técnicos da CMO, Departamento de Ambiente e Equipamento EN 249-3, 2780-667 Paço de Arcos.

3) Telefone: 21 440 62 97


Os jovens que participam nas equipas do projecto “Jovens em Movimento” têm como funções não apenas ajudar na limpeza das praias, ruas, jardins e viveiros do município mas, também, desempenhar um trabalho de cidadania, através da sensibilização ambiental junto dos munícipes. Eles vão ensinando as pessoas a adoptarem práticas de separação dos lixos e de reciclagem e, ainda, dando conselhos úteis sobre a preservação ambiental, incentivando à adopção de comportamentos cívicos. A sua actuação é liderada por monitores, que estão agora a ser recrutados.

Para mais informações consultar o site www.cm-oeiras.pt

Grato pela divulgação.

Com os melhores cumprimentos,
O GABINETE DE COMUNICAÇÃO


in C.M.O.

Para: Barack Obama

"We Got The Mo" cantada e encantada pelas "The Rockabelles" :)

Três meninas que conseguiram deixar a sua marca naquele que é actualmente considerado o melhor filme vídeo na recente campanha eleitoral a decorrer nos Estados Unidos.

Áiii se a moda pega... :)

Vasco Meirelles

Fica Registado Luis!

Luis Filipe Vieira lança novo ataque ao Apito Dourado

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, lançou esta quinta-feira novo ataque "à corrupção e tráfico de influências no desporto", considerando "uma vergonha que os implicados no processo Apito Dourado continuem em funções sem qualquer restrição de movimentos".

in TSF

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Momentos...
António Passaporte (1901-1983)

( prima em cima da imagem o botão do lado direito do rato para aumentar )

Uma visão daguerreótipa de um pioneiro fotógrafo que breve passou pelo nosso concelho de Oeiras e nos deixou um legado inestimável: um pouco da nossa história, as memórias de um colectivo cristalizadas no seu exemplar trabalho.

Periódicamente vamos expor no blogue de Oeiras um total de 280 fotografias muito representativas dessas memórias.

Saiba mais sobre António Passaporte... >> pdf


[A.C.]

Opportunu...

«Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição.

Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.

A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse.

A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio.

A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva».

José Maria de Eça de Queirós
(Póvoa de Varzim, 25 de Novembro de 1845 — Paris, 16 de Agosto de 1900)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Reflexão:
Comboio de Alta Velocidade (TGV)

Se tiver possibilidade experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Depois de comprado o bilhete, irá dar consigo num comboio que só se diferencia dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demora cerca de cinco horas. Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos excessos de receitas orçamentais seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza. A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Facilmente se compreende porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos, nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos à viagem entre Lisboa e Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se cerca 1000 escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais 5000 obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais 1000 creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais 1000 centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um). Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir...

Cabe à Oposição contrapor...

Cabe-lhe a si reflectir sobre o assunto e passar a outro esta mensagem ou deixar ficar.


Fernando Lino Franco, Enviado por email

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Preso por ter cão... e preso por não ter!

Juiz "perplexo" com argumentos de Isaltino

O presidente da câmara embargou obras na casa do juiz que o julga.

O juiz do processo em que Isaltino Morais está a ser julgado por corrupção não aceita a suspeição sobre a sua imparcialidade, noticiou ontem o semanário Sol, na sua versão online.

Isaltino, por sua vez, diz que a opinião pública suspeita de que Carlos Alexandre se quererá vingar por a câmara de Oeiras lhe ter embargado as obras em casa.

O juiz Carlos Alexandre diz-se "perplexo" com o incidente de suspeição apresentado por Isaltino. O magistrado salienta que é "alheio" à publicação das notícias que têm sido feitas sobre as obras na sua casa e o diferendo com a autarquia de Oeiras.

São precisamente essas notícias no jornais que levam Isaltino Morais a defender, no incidente de recusa do juiz, citado pelo Sol, que existe o perigo de a opinião pública encarar "com desconfiança e suspeita" a motivação de Carlos Alexandre no processo. O embargo da Câmara Municipal de Oeiras às obras na casa que o juiz estava a remodelar estão no centro deste incidente processual.

Carlos Alexandre considera que a Relação deve indeferir o incidente de suspeição, pois não apresenta "nenhum acto, praticado no processo ou fora dele na vida pública ou particular do juiz visado, que motive suspeita sobre a imparcialidade". "O que há é uma sucessão de notícias que motivam juízos de valor (...), partindo-se de tal conhecimento público para a consideração de que estas acarretam risco grave e sério que compromete a sua imparcialidade e bem assim que no processo o signatário se determine por tais actos terem acontecido na vida pessoal".

Por sua vez, Isaltino invoca uma alegada convicção pública de suspeita criada pelas notícias que saíram na imprensa sobre o caso das obras embargadas ao juiz. O autarca defende que o escândalo cria na opinião pública uma suspeita sobre as intenções de Carlos Alexandre. "Colocar-se expressa e publicamente a hipótese de vingança pessoal do juiz é manifestamente razão para que se pondere e decida a recusa de juiz".

in DN de 26.Fev.08

Contradições...

«Tudo na minha vida me puxa mais para longe do que para perto da vida política activa»

Pedro Santana Lopes ao Diário de Notícias.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

de ultima hora...

Caso Isaltino: Debate instrutório adiado "sine die"

Juiz de instrução Carlos Alexandre decidiu hoje interromper "sine die" o debate instrutório do "caso Isaltino Morais", até que Tribunal de Lisboa se pronuncie.

in Lusa (25/02/2008 - 15:10)

Magia, talento, um belo momento... só visto!

Impressionante a ilusão proporcionada...

Fernando Lopes, via Youtube.com

Aquecimento Global

O oceano e os seus habitantes vão ser afectados irreversivelmente pelos impactos do aquecimento global e pelas alterações climáticas. Os cientistas dizem que o aquecimento global, através da subida da temperatura da água do mar, vai elevar os níveis da água e alterar as correntes oceânicas.

Correntes Oceânicas

A água nos oceanos do nosso planeta encontra-se sempre em movimento – arrastada pelas marés, soprada pelas ondas, e movendo-se lentamente em volta do planeta pelas forças do Cinturão Termohalino Mundial (também conhecido como circulação termohalina). O Cinturão é alimentado pelas diferenças de temperatura e de salinidade das águas, e um dos seus componentes mais conhecidos, a Corrente do Golfo, transmite à Europa o seu clima relativamente moderado.

Para além de manter o clima moderado da Europa e de desempenhar um papel importante no clima do planeta, o Cinturão fornece uma corrente ascendente aos nutrientes do fundo do oceano, e aumenta a absorção oceânica do dióxido de carbono.


O que pode correr terrivelmente mal

De forma preocupante, estudos recentes comunicam que já podem existir provas de uma circulação mais lenta do Cinturão, ao largo da crista oceânica profunda situada entre a Escócia e a Gronelândia. E embora o Cinturão pareça ter funcionado de modo razoavelmente previsível ao longo dos últimos milhares de anos, uma análise aos núcleos de gelo tanto na Gronelândia como na Antárctida indica que nem sempre foi o caso. Num passado mais distante, alterações à circulação do Cinturão encontram-se associadas a alterações climáticas bruscas.

Resumindo, a diluição da salinidade do oceano – resultante do degelo do Árctico (e do lençol de gelo da Gronelândia) e/ou do aumento de precipitação – pode desactivar, atrasar ou desviar o Cinturão. Este arrefecimento dramático significaria uma enorme perturbação para a agricultura e para o clima europeus, e teria impacto em outras correntes e temperaturas nos mares de todo o planeta.


Subida do Nível das Águas do Mar

É esperada uma subida média global do nível das águas do mar entre 9 e 88 cm (3,5–34,6 polegadas) ao longo dos próximos cem anos, devido aos gases de estufa que emitimos até agora e às prováveis emissões futuras. O fenómeno acontecerá aproximadamente na mesma proporção devido ao degelo e devido à expansão térmica dos oceanos (a água expande-se à medida que aquece).

Mesmo esta projecção comparativamente modesta da subida do nível das águas do mar vai provocar destruição. Inundações costeiras e danos provocados por tempestades, linhas costeiras em erosão, contaminação das reservas de água potável por água salgada nas áreas agrícolas, inundação de zonas húmidas costeiras e das ilhas barreira e um aumento na salinidade nos estuários, todas serão realidades de uma subida do nível das águas do mar, mesmo que pequena. Algumas cidades e vilas costeiras em cotas baixas também serão afectadas. Os recursos essenciais para as populações insulares e costeiras, como as praias, a água potável, as pescas, os recifes de coral e atóis e os habitats da vida selvagem também se encontram em risco.


O lençol de gelo da Antárctida Ocidental

Há apenas quatro anos era consensualmente aceite que o lençol de gelo da Antárctida Ocidental era estável, mas um degelo inesperado na região está a fazer com os cientistas reavaliem essa hipótese.

Em 2002, a Larson B, uma plataforma de gelo de 500 mil milhões de toneladas que cobria uma área com o dobro da área da cidade de Londres, desintegrou-se em menos de um mês. Este facto não fez aumentar o nível do mar directamente, dado que o banco de gelo já se encontrava a flutuar, mas foi um alerta dramático para os efeitos do aquecimento verificado na área.

Depois disso, em 2005, o Programa Antárctico Britânico divulgou a descoberta de que 87 por cento dos glaciares na Península Antárctida tinham regredido ao longo dos últimos 50 anos. Nos últimos cinco anos, os glaciares em regressão perderam uma média de 50 metros (164 pés) por ano.

Potencialmente, o lençol de gelo da Antárctida Ocidental pode contribuir com uns seis metros (20 pés) adicionais de subida do nível da água do mar. Embora as hipóteses de isso acontecer serem consideradas baixas no terceiro relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, pesquisas recentes apresentam novas provas de importantes desagregações do lençol de gelo.

A totalidade do lençol de gelo da Antárctida contém água suficiente para elevar os níveis do mar em todo o mundo em 62 metros (203 pés).


Os glaciares da Gronelândia

Em Julho de 2005, cientistas a bordo do navio “Arctic Sunrise” fizeram uma descoberta impressionante – provas que os glaciares da Gronelândia estão a derreter a um ritmo sem precedentes. Tratava-se apenas de mais uma prova de que as alterações climáticas já não são apenas uma perspectiva, elas já estão a chegar à nossa porta, e isto não é só uma força de expressão para quem vive em regiões costeiras.

Os dados indicam que o glaciar Kangerdlugssuaq, na costa oriental da Gronelândia, é provavelmente um dos glaciares mais rápidos do mundo, com uma velocidade de quase 14 quilómetros por ano. As medições foram feitas usando aparelhos de GPS de elevada precisão. No entanto, o glacial regrediu inesperadamente em cerca de cinco quilómetros desde 2001, após ter mantido uma situação estável ao longo dos 40 anos anteriores.

O grande lençol de gelo da Gronelândia encerra mais de seis por cento do volume total de água doce do mundo, e está a derreter muito mais rapidamente do que o esperado. Se toda a Gronelândia se derretesse, provocaria o aumento do nível da água do mar em quase vinte pés (seis metros). Os aumentos do nível da água do mar da ordem dos quatro a cinco pés (1,2 a 1,5 metros), podem significar que locais como Nova York, Amsterdão, Veneza ou Bangladesh vejam inundadas as suas zonas mais baixas.

A alarmante regressão do glacial Kangerdlugssuaq sugere que todo o lençol de gelo da Gronelândia esteja a derreter de modo muito mais rápido do que se acreditava anteriormente. Todas as previsões científicas para o aquecimento global partiram do princípio de ritmos mais lentos de degelo. Este novo indício sugere que a ameaça do aquecimento global é muito maior e mais urgente do que se acreditava anteriormente.


Destruição de Habitats

O aumento da temperatura está a influenciar toda a cadeia alimentar marinha. O fitoplâncton, por exemplo, que alimenta pequenos crustáceos incluindo o krill, cresce sob o gelo do mar. Uma redução no gelo do mar implica uma diminuição de krill – que, por sua vez, alimenta muitas espécies de baleias, incluindo as de grandes dimensões.

As baleias e os golfinhos encalham com altas temperaturas. As grandes baleias também correm o risco de perder as áreas de alimentação, devido ao degelo e ao colapso dos bancos de gelo, no Oceano Sul em volta da Antárctida,.

Espécies inteiras de animais marinhos e peixe encontram-se directamente em risco, devido ao aumento da temperatura – simplesmente não conseguem sobreviver em águas mais quentes. Algumas populações de pinguins, por exemplo, diminuíram em 33 por cento em certas regiões da Antárctida, devido à deterioração do seu habitat.

A ocorrência crescente de doenças em animais marinhos está também relacionada ao aumento da temperatura dos oceanos.


Alexandra Almeida - via email

domingo, 24 de fevereiro de 2008

As bases do PSD é que vão determinar o processo político

Na convenção autárquica do PSD, que reuniu os autarcas sociais-democratas do distrito de Santarém, este sábado, em Torres Vedras, Luís Filipe Menezes deixou recados para partido e críticas ao Governo e a José Sócrates.

Como não podia deixar de ser, os principais alvos foram José Sócrates e o Governo mas no rol de críticas de Luís Filipe Menezes entraram ainda recados para o próprio PSD.

O líder disse que «perante a perspectiva da vitória [do PSD] há algum receio que eventualmente seja cumprido o que sempre afirmei e, a esses poucos, eu digo que têm razões para ter receio, porque vou cumprir o que afirmei».

«As bases do partido é que vão determinar o processo político até 2009. Na assembleia da república querem dirigentes que representem as distritais e as concelhias», salientou Menezes, acrescentando que «acabaram os militantes impostos pela direcção nacional».

O presidente do PSD deixou ainda duras críticas a José Sócrates, acusando o primeiro-ministro de ter um «enorme descaramento» ao falar de falhar compromissos.

«Quanto a matérias éticas, mais vale o engenheiro José Sócrates ficar por aqui. Espero que o primeiro-ministro tenha a contenção devida porque eu quero ficar por aqui», afirmou.

informação da TSF

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Um pouco de humor Simplex...

Porque é no "simplificar"... que está o ganho!
(carregue em cima da imagem para aumentar)

via email: Luis Afonso Pereira, Caxias

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O ilícito criminal é humano,
segundo Valentim Loureiro !

cartoon político da Ar.Co, dirigido por Nuno Saraiva


© Ana Pacheco

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fidel Castro
um olhar da revolução cubana

Fidel Castro anunciou no passado dia 19 de Fevereiro a sua retirada da vida política activa à frente dos destinos de Cuba.

Quer a experiência acumulada dos seus cinquenta anos da revolução cubana, bem como a actual inclinação na América Latina, confirmam-no como o maior líder até então, como sendo uma das maiores figuras políticas do mundo moderno.

disse Richard Gott

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Seja solidário ajude
quem muito precisa

www.fundacao-ami.org

Na sua declaração de IRS deste ano, pode ajudar a AMI sem gastar nada!

Lembre-se de escrever o número 502 744 910 no quadro 9 do anexo H do documento e de assinalar com X a opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública".

Vai estar a ajudar a AMI com 0,5% do seu imposto já liquidado.

Guarde esta informação junto com os seus documentos do IRS para assegurar que não se esquecerá.

Envie este post via email (prima no envelope ao lado de "comentários" em baixo) a todos os seus colaboradores, amigos, familiares e peça-lhes que se lembrem de ajudar quem precisa.

(veja o filme da campanha carregando AQUI !)

Sara Oliveira

Frases soltas...

As grandes empresas não têm interesse em anunciar na imprensa local, mas se o fizessem isso seria uma manifestação da sua responsabilidade social.

Carlos A. Saraiva

Porto de Recreio de Oeiras
com novo serviço

Oeiras Viva lança o Programa "Valet de Embarcações"

No próximo mês de Março a empresa Oeiras Viva lança, no Porto de Recreio de Oeiras, o programa “Valet de Embarcações”.

Uma das dificuldades sentidas pelos proprietários de embarcações de recreio que as guardam em instalações próprias, que não junto ao plano de água, é o respectivo transporte quando o objectivo de navegação é de curta utilização.

Este programa pretende obviar a essa dificuldade e constituiu um serviço dirigido a proprietários de embarcações de pequeno porte (até 8m) e motas de água, que guardando as embarcações em terra pretende navegar durante um curto espaço de tempo (fim-de-semana).

Por 120 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, este serviço incluirá a recolha com viatura própria, transporte, estadia a nado de sábado para domingo e entrega da embarcação na residência do cliente.

Para mais informações contacte: 214 401 510

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Carlos A. Saraiva - Até Sempre
(1946 - 2008)

Partiu um Homem bom !

Por vezes e quando menos se espera somos assaltados por um inexplicável vazio, um incompreensível sentimento de perda, uma gritante impotência que nos deixa atónitos perante o que nos rodeia, os nossos afazeres, as nossas vidas.

Foi isso que senti na passada quinta-feira quando confrontado pela notícia do súbito e inesperado desaparecimento do Carlos Saraiva. Tinha estado com ele horas antes, na véspera, na tomada de posse de novas dirigentes da Câmara Municipal. Guardo a imagem dele nesse dia, igual a todos os outros, sempre cordial, sempre correcto, sempre profissional.

Entre toda a estima e consideração que sentia por ele, percebi nessa manhã de mágoa que não era o único a pensar assim. Traduzido nos rostos fechados dos meus colaboradores, nos olhares sofridos que com o meu se cruzavam, havia uma esmagadora sensação de vazio que só a perda de alguém de quem verdadeiramente gostamos pode despertar.

No ar e a espaços ouviam-se memórias de onde sobressaía a estima, a consideração e a amizade que todos lhe dedicavam. Havia por isso a certeza de que, nesse dia, todos ficámos mais pobres.

Conheci o Carlos Saraiva há já alguns anos. Conhecia dele as passagens por importantes órgãos de comunicação social nacionais que marcaram a história recente de Portugal. Da “República” à “Luta”; do “Portugal Hoje” à “Grande Reportagem”. Mas conhecia sobretudo a dedicação, a entrega, o prazer e a convicção do papel que ele desempenhava na imprensa local através do “Jornal de Oeiras”.

À sua acção muito devemos, no nosso Concelho, uma imprensa local forte e respeitada, isenta e rigorosa, dedicada e profissional. Era por este semanário que os oeirenses se habituaram a uma cobertura exaustiva de tudo o que se passava no nosso Município. Foi com ele que fomos reforçando o sentimento de pertença comum a uma comunidade.

Na altura em que se preparava a comemoração neste número do quarto aniversário do “Jornal de Oeiras”, quis o destino que nos víssemos privados do seu maior impulsionador. A vida é assim, por vezes exuberante, por vezes incompreensível e sem grandes certezas no amanhã.

Mas deste mar de dúvidas, uma coisa tenho como certa: o melhor tributo ao exemplo de dedicação e profissionalismo do Carlos Saraiva é continuarmos a sua obra, dando corpo aos seus sonhos, consolidando os seus ideais. Porque, homens bons como ele, não aparecem todos os dias.

Isaltino Morais
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

in Jornal de Oeiras Ano IV nº192 de 19 de Fevereiro/2008

Sócrates elogia todas as políticas do seu Governo e cria tabu sobre recandidatura

Qual é o balanço que José Sócrates faz dos seus três anos de Governo, que se cumprem amanhã? Positivo, muito positivo. Que imagem tem o primeiro-ministro da sua acção e das suas políticas? Reformistas. Alguma coisa correu mal? Não, tudo correu lindamente. Este é o resumo da entrevista que José Sócrates deu ontem à noite na SIC.

Em 50 minutos de conversa uma única novidade: o primeiro-ministro ainda não decidiu se se recandidatará ao cargo nas legislativas do próximo ano. Sócrates também já tem um tabu.

Quatro temas estavam agendados para a conversa do chefe do executivo com os jornalistas Ricardo Costa e Nicolau Santos: economia, saúde, educação e política geral. Sócrates levou a lição bem estudada, apostando sempre numa estratégia de contra-ataque directo às perguntas, com o apoio de pequenas notas em que, área a área, apontava de uma forma clara e simples as reformas que diz ter feito durante estes três anos de governação.

Na economia, e confrontado com os números de desemprego, o primeiro-ministro preferiu salientar os empregos que diz terem sido criados e voltou a mostrar-se “confiante” de que vai conseguir cumprir a promessa de criar 150 mil postos de trabalho até ao final da legislatura. José Sócrates assegurou que já foram criados 94 mil postos nos três anos do seu Governo e que se se mantiver o ritmo vai mesmo “ultrapassar” a meta dos 150 mil.

Sócrates salientou ainda o crescimento económico, a baixa do défice, a melhoria nas exportações e o regresso do investimento. Sobre uma eventual baixa de impostos em 2009, o líder do Executivo recusou-se, para já, a dar novidades por não ter “condições” com “segurança” para dizer se o poderá fazer ou não.

Sócrates disse ainda que queria que Carlos Santos Ferreira não trocasse a Caixa Geral de Depósitos pelo BCP e que a única coisa que pediu ao gestor foi que ele não levasse toda a sua equipa da Caixa.

Já na área da educação, Sócrates usou a mesma táctica: fugiu às polémicas, apresentado o que chamou de medidas positivas. Destacou as aulas de substituição; salientou a colocação de professores por três anos; saudou a alteração ao estatuto da carreira docente; elogiou as alterações ao primeiro ciclo do ensino básico e não deixou de fora as loas a alterações à gestão das escolas. Na avaliação dos professores, acusou os jornalistas de estarem a usar os argumentos da oposição e deixou uma garantia: “Não serei mais um primeiro-ministro que passa pelo cargo sem fazer a avaliação dos professores.”

Na saúde elogiou o ministro que demitiu, Correia de Campos, salientando as reformas que este fez e voltou a enumerar o que acha que foi mais positivo na governação — ou seja, tudo. Voltou a dizer que compreende o “sentimento psicológico das pessoas” com o fecho dos Serviços de Atendimento Permanente, repetiu que a partir de agora não há mais encerramentos sem garantir alternativas.

A parte dedicada à política foi a mais curta e a mais incompleta, por falta de perguntas. Sobre a oposição, nem uma palavra; sobre críticas internas e externas, nada; eventuais recuos no novo aeroporto e nova travessia sobre o Tejo, falsidades.

Falou, a pedido dos jornalistas, sobre as notícias do PÚBLICO sobre os projectos de engenharia e criou um tabu sobre uma eventual candidatura ao cargo de primeiro-ministro. “Ainda é cedo” e cabe ao PS decidir”.

“Todos os projectos que assinei são da minha autoria e da minha responsabilidade. Já disse isso no Parlamento e numa entrevista”, referiu.

O primeiro-ministro considerou “falsas” as notícias veiculadas pelo PÚBLICO sobre o seu passado profissional. “Ainda cabe nos meus direitos o direito de defesa, e tenho o direito de desmentir as notícias que não são verdadeiras. Faço-o em nome da verdade”, declarou, antes de se recusar a atribuir ao presidente da SONAE, Belmiro de Azevedo, a responsabilidade por uma alegada campanha pessoal que existirá contra si. “Não faço processos de intenções e nem perco muito tempo com isso”, declarou.

Luciano Alvarez - público

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O exemplo de uma criança de 12 anos

Severn Cullis-Suzuki, Rio de Janeiro

PSD e a "engenharia da informação propagandista" em desuso



Este é um bom exemplo do que odeio em política! Sendo o PSD um dos dois maiores partidos políticos na actual cena política, seria de esperar que fosse extremamente rigoroso com a informação que transmite para quem procura perceber o que sustenta as actuais posições politico-partidárias.

Neste sentido hoje resolvi fazer uma ciber-viagem pelos websites de cada um dos partidos políticos no nosso país. Foi então que dei de caras com algo muito curioso: então não é que o PSD está on-line a fazer um inquérito sobre o "combate ao défice"... e nem se digna revelar quantos votantes participaram para o resultado que expõe!?? (seleccione a imagem em cima para aumentar)

Será que o senhor presidente do partido se apercebe que com os dados que mostram, qualquer um pode pensar que podem ter votado tanto 35 pessoas, como 200 pessoas, como 130 mil como... NENHUMA! e que o resultado simplesmente foi "fabricado" por um obsoleto processo de "engenharia da informação propagandista"!!!

Vasco Meirelles

domingo, 17 de fevereiro de 2008

"Into The Wild" - a não perder!



Recentemente licenciado e com um brilhante futuro à sua frente, Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem de 22 anos, opta por prescindir da sua vida privilegiada e parte em busca de aventura.

A sua viagem transforma-o num símbolo de resistência para inúmeras pessoas.

Mas quem era Christopher McCandless?

Um aventureiro heróico ou um idealista ingénuo, um Thoreau rebelde dos anos 90 ou mais um filho americano perdido a vaguear?

Um homem que arriscava tudo ou uma trágica figura a lutar com o precário equilíbrio entre o Homem e a Natureza?

Realizado por Sean Peen a partir do aclamado livro-êxito de Jon Krakauer, retrata cada etapa da viagem pela América de McCandless e as personagens coloridas que vai encontrando e que vão moldando o seu carácter.

Sara Oliveira

«Ao Domingo no Museu com toda a Família!»

Hoje, no Museu da Pólvora Negra, localizado na Fábrica da Pólvora de Barcarena, Estrada das Fontaínhas, Barcarena.

A partir das 10H30 de hoje terá lugar uma visita dialogada ao Museu da Pólvora Negra, para o público infantil e adulto.

O Arquitecto José António Vitorino é o convidado desta sessão de “À Conversa com…”, que terá como tema “Estórias das Munições das Armas de Fogo”. Esta conversa, dirigida ao público adulto, será às 11H00.

Para os mais pequenos, também às 11H00, decorrerá o atelier “Vamos Jogar no Museu!”, através do qual vão poder conhecer a história da Fábrica de uma forma animada, brincando com diversos jogos multimédia criados especialmente para o Museu, nomeadamente: Diferenças, Veste as personagens, a Sopa de Letras, Palavras Cruzadas, Sequência de Ideias, Trivial, Memória, Sons aos seus Donos, Cara-metade, Labirinto e Puzzles.

Como é habitual, entre as 14H00 e as 18H00 têm lugar os “Sons na Fábrica!”, que abrem excepcionalmente ao público quatro edifícios da Fábrica da Pólvora de Barcarena – Casa do Salitre, Edifício das Galgas, Central Hidroeléctrica e Central Diesel – para uma visita que se fará acompanhar pelo som de Música Industrial.

Além das actividades acima referidas, toda a família poderá ainda passear pelo complexo e conhecer a história de cada um dos seus recantos com a ajuda de Guias Áudio.

A entrada é livre, sejam bem vindos e aproveitem!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Concurso "Dê Voz ao Cartoon" (Profissão de risco)

Atentados à liberdade, tentativas de censura e ameaças de morte não têm graça nenhuma, mas continuam a pairar nos dias de hoje sobre os estiradores dos profissionais do desenho de humor. Enquanto em Espanha sucedem-se casos de cartoonistas processados por fazerem troça das pessoas erradas, na Dinamarca, a polícia frustrou um atentado à vida do autor das célebres caricaturas de Maomé, mais de dois anos após a sua publicação. Complete o balão do religioso radical do desenho abaixo e ajude-o a perceber o que é uma piada:



Envie as suas ideias (três no máximo, por participante) por correio electrónico para humoral@gmail.com , juntamente com nome, morada e telefone, até quinta-feira (21 de Fevereiro). A mais engraçada será publicada no sábado seguinte e o seu autor receberá como prémio o desenho original autografado por Rodrigo. Ponha a criatividade a funcionar e participe.

por Rodrigo - expresso

As vantagens das redes sociais

As redes sociais conheceram grande expansão e entram agora numa segunda fase, com tipos de utilização mais próximos dos comportamentos adultos.

Por outras palavras, o social networking já não é território exclusivo de geeks, adolescentes e adultos no engate, tem gente "normal" com rotinas típicas do dia a dia, agora transpostas e adaptadas à Internet, que potencia a comunicação de formas incríveis.

Em termos profissionais, uma boa rede de contactos cria valor e facilita a vida. As empresas tardam em reconhecer as capacidades ao sua dispôr na web, mas as pessoas que as formam, não. Entre as funcionalidades mais úteis estão:

1) Divulgação do currículo. Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna;

2) Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração;

3) Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está;

4) Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações - e as ligações geram riqueza na web;

5) Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou - como fazem já milhões de pessoas - funcionar em regime de outsorcing;

6) Selecção de especialistas. Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se "democratizou" com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido;


Existem diversas redes sociais. Fique a saber quais são as mais importantes do ponto de vista da cidadania, sem excluir os relacionamentos pessoais e amorosos, mas com a tónica nas relações objectivas.

Facebook . O mais recente, está na moda. É uma autêntica febre nos EUA. Em Portugal ainda tem reduzida expressão;

Hi5 . De longe o preferido dos portugueses. Tem um problema, que é também uma razão para ponderar o seu uso: não há adolescente português sem uma conta no Hi5. A proximidade com a realidade social das camadas abaixo dos 25 anos justifica conviver com tanto ruído;

LinkedIn . É o mais útil para quem procure sobretudo as vantagens profissionais. Portugal está aqui bem representado - embora de forma desigual relativamente ao peso das diversas indústrias na economia nacional. O destaque vai naturalmente para os serviços. Estar no LinkedIn é o equivalente moderno de ter um cartão de visita;

Plaxo . Serviço bastante antigo (é da chamada web 1.0), soube converter-se e encontrar um lugar na oferta do género. A utilidade está na organização de contactos.

Paulo Querido - "Mas certamente que sim!"

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Secretário-geral do PCP acusa ASAE de "excesso de zelo" e falta de "bom senso"

Couço, Coruche, 15 Fev (Lusa) - O secretário-geral do PCP acusou hoje a ASAE de "excesso de zelo" e falta de "bom senso" na aplicação de uma legislação que é "inadequada à realidade nacional" e que está a levar à extinção os produtos tradicionais.

Couço, Coruche, 15 Fev (Lusa) - O secretário-geral do PCP acusou hoje a ASAE de "excesso de zelo" e falta de "bom senso" na aplicação de uma legislação que é "inadequada à realidade nacional" e que está a levar à extinção os produtos tradicionais.

Jerónimo de Sousa participou hoje no Couço, "terra de heróicos lutadores pela liberdade", numa iniciativa em defesa dos produtos tradicionais, que considerou um "património cultural que é necessário defender e valorizar" e também "suporte complementar à viabilização do que resta do mundo rural".

O líder do PCP acusou a "polícia económica" - referência à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) - de "fundamentalismo proibicionista que mata também os espaços de convívio nos mercados, festas e feiras tradicionais".

A legislação "punitiva" aprovada pelos Governos PS e PSD/CDS está também a acabar com o pequeno comércio de aldeia, "onde o saneamento básico ainda não chegou, mas onde o fundamentalismo higienista impõe em muitos casos ridículas e impraticáveis exigências e para a solução dos quais não há o mínimo apoio", afirmou.

Falando na sala da Casa do Povo do Couço, cheia de populares e com mesas ao fundo cobertas de enchidos tradicionais (linguiça, bucho, bexiga recheada, farinheira de sangue), Jerónimo de Sousa criticou ainda as "pesadas punições e multas" a práticas que eram próprias do mundo rural, como o abate em casa do porco ou do vitelo.

O secretário-geral comunista acusou o Governo português de se ter limitado a regulamentar os aspectos sancionatórios das directivas de Bruxelas, cuja normalização e estandardização, "a pensar na grande produção industrial e nos interesses das multinacionais", acabará, se nada for feito, por "matar muitos dos nossos produtos nacionais".

"Não está em causa a necessidade e exigência de garantir regras de higiene e segurança alimentar na produção e comercialização dos produtos regionais tradicionais e na sua confecção mas o olhar fundamentalista e proibicionista de tudo o que é resultado de anos e anos de experiência acumulada de um povo, para padronizar o que a vida tornou diferente em qualidade e sabor", afirmou.

Jerónimo de Sousa afirmou ainda que "os grandes problemas sanitários do nosso tempo - vacas loucas, nitrofuranos ou gripe aviaria - não são o resultado das práticas" da pequena produção mas sim da agricultura intensiva e da grande produção agro-alimentar, "aos quais são garantidos o máximo dos apoios e protecção".

O secretário-geral do PCP acusou o actual Governo de seguir "o mesmo caminho de desprezo do mundo rural" dos executivos anteriores e de ter acentuado os aspectos negativos de uma política que "alimentou profundas desigualdades regionais e sociais e fragilizou as condições de vida" das populações.

Jerónimo de Sousa terminou com um apelo à população do Couço para que participe, a 01 de Março, na marcha "em defesa do direito à liberdade de organização partidária e de todas as outras liberdades democráticas", contestando as alterações à lei dos partidos.

MLL.

Lusa/fim /expresso

Câmara da Guarda investiga projectos assinados por Sócrates

Sócrates e Joaquim Valente foram visados no artigo do "Público" e indignaram-se contra a "campanha"

Três juristas e os dois directores dos departamentos Administrativo e de Planeamento e Urbanismo da Câmara da Guarda estão encarregados de averiguar a legalidade das situações relatadas na polémica dos projectos de engenharia assinados pelo actual primeiro-ministro, na década de 1980, cuja autoria não seria, alegadamente, de José Sócrates. A criação desta comissão de inquérito foi proposta, ontem, ao Executivo pelo presidente da Autarquia com o argumento da "defesa da verdade". Joaquim Valente (PS) considera que a notícia do jornal "Público" contém "inverdades e é caluniosa nalguns considerandos". O antigo colega de Sócrates no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, também visado na investigação do diário, refere-se, sobretudo, a uma suposta violação de procedimentos na construção de uma moradia em zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN) na localidade do Porto da Carne. Contudo, os eventuais ilícitos apurados não terão consequências disciplinares, uma vez que já passaram mais de 20 anos sobre os factos.

"Queremos esclarecer tudo, porque, neste momento, há pessoas que estão a ser acusadas infundadamente na praça pública", sublinhou o edil.

Ainda assim, a Oposição na Autarquia duvida que a comissão esclareça alguma coisa, por ser formada apenas por funcionários da Câmara. "É gente da casa e já está condicionada antes mesmo de apresentar conclusões, até porque está envolvido o primeiro-ministro", criticou Ana Manso (PSD), também deputada na Assembleia da República.

Por isso mesmo, a vereadora sugeriu a escolha de elementos independentes para "não se subverter o cabal esclarecimento desta matéria". Caso contrário, receia que o resultado obtido seja apenas "uma versão da verdade que se quer dar". A sugestão não foi, porém, aceite.

A comissão vai trabalhar sem prazo definido. "É um trabalho difícil e longo, mas estarei atento para que as coisas avancem o mais rapidamente possível", prometeu Joaquim Valente.

José Sócrates, recorde-se, já garantiu que o artigo do "Público" estava incorrecto, explicando que todos os projectos que assinou são da sua autoria. O assunto foi, aliás, objecto de polémica na Assembleia, ontem.

Luis Martins - Jornal de Notícias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

também somos "exemplo" lá fora...

Encontrei no blog de origem Grega: The Greek Eco Forum, a notícia sobre a maior central de painéis foto-voltaicos do mundo a ser instalada em Moura.

Interessante é a referência que faz ao compasso de espera pela decisão do ministério competente para a aprovação da referida implantação.

Burocracia!... e o petróleo sempre a subir... do que é que "estamos" à espera???


via email: Luis Miranda Frasquinho

pintura, escultura e literatura na Verney

Está patente na Galeria-Livraria Municipal Verney, até ao dia 16 de Março, uma nova exposição de artes plásticas, com pintura de Dinara Dindarova Pereira e escultura de Antonieta Roque Gameiro, associada à apresentação da obra literária de Luísa Costa Gomes.

Dinara Dindarova, responsável pela vertente pictórica da exposição, exibe retratos e naturezas mortas.

A vertente escultórica, da autoria de Antonieta Roque Gameiro, é subordinada ao tema “Olhares, Gestos e Silêncios”.

No âmbito desta exposição, estão agendados dois encontros culturais: um sobre literatura com a presença da escritora Luísa Costa Gomes, no próximo dia 16 de Fevereiro às 15h e outro de artes plásticas que, além da pintora e escultora com obras em exibição, também contará com a presença de Aline Gallasch Hall e de Maria da Graça Moniz de Sousa, a 8 de Março também às 15h.

Morada da Livraria-Galeria Municipal Verney:
Rua Cândido dos Reis, nº 90, 2780-Oeiras

Horário:
terças-feiras a domingos, excepto feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vinho de Carcavelos para comemorar o Dia dos Namorados

A Câmara Municipal de Oeiras aderiu à iniciativa “Vinho, com moderação faz bem ao coração” da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), de quem é associada, a qual assinalará o Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro. A actividade tem por objectivo promover o vinho português junto de um maior número de consumidores e sensibilizar os empresários de restauração, produtores e consumidores para os vinhos produzidos em cada município.

A iniciativa assenta num passatempo a decorrer no site www.ampv.pt, através do qual são oferecidos, aos participantes vencedores, almoços ou jantares para um casal, em data a combinar. O desafio é formular uma frase alusiva ao Dia dos namorados, a qual terá de incluir obrigatoriamente as palavras “amor” e “vinho”, devendo posteriormente a AMPV seleccionar as frases vencedoras. O prazo para concorrer termina às 23H59 do dia 14 de Fevereiro de 2008.

Em Oeiras os restaurantes que aceitaram participar são o “Praia Caffé”, o “Saisa”, o “Windclub”, o “Relento” e o “Fornos do Padeiro”. Os mesmos oferecerão as refeições, incluindo as respectivas bebidas de acompanhamento. No entanto, a autarquia decidiu oferecer também garrafas de vinho de Carcavelos, que servirá como aperitivo ou digestivo.

Paralelamente ao passatempo referido, haverá cupões de participação nos restaurantes aderentes e o seu preenchimento dará a oportunidade de ganhar uma estadia numa Pousada de Portugal.

Participando neste passatempo, além de patrocinar um jantar de puro romance, Oeiras promove o vinho de Carcavelos.


in C.M.O.

para reflectir...

A independência dos jornalistas é um problema chave da liberdade de Imprensa. E a liberdade da Imprensa é condição imprescindível para a Democracia.

Ora, no contexto actual, grande parte dos jornalistas, em Portugal e em muitos outros países do mundo, não gozam da suficiente independência para garantir o exercício dessa liberdade.

Esta falta de independência resulta de factores objectivos, como a insustentável precaridade de emprego ou da apertada promoção na carreira, mas, em especial, por um conjunto de situações criadoras de distorcidas e pouco conscientes limitações.

O contexto social, repleto de redes indecifráveis de ligações políticas, sociais, económicas, culturais, de matriz ideológico-partidária, corporativista, ou até de laços familiares, provoca, em muitos casos, o exercício fácil e espontâneo da auto-censura.

É a falta de independência de muitos jornalistas que, a troco de meia notícia, compactuando com o xadrez do tecido social, leva à exagerada reserva das fontes informativas. A obrigatoriedade da revelação das fontes, que, agora, mais uma vez unidos em bloco central, PSD e PS, - sabe-se lá por que «pecados secretos» - se preparam para exigir, em letra de lei, é também e ainda resultado da conduta de muitos jornalistas.

Em muitos dos casos invocados para a não revelação das fontes, os jornalistas não deveriam compactuar. Deveria fazer parte do código de responsabilidade civil e social exigir a indicação das fontes. Ou seja, a senha de actuação deveria ser esta: «se quer que eu divulgue esta notícia, terei de identificar a fonte».

Mas, para fazer manchete, os jornalistas muitas vezes cedem a fazer reserva dos «informantes qualificados» (?), em muitos casos, os mais interessados na divulgação da respectiva «cacha».

O uso e abuso indiscriminados da reserva à confidencialidade das fontes vão agora originar mais uma «machadada» na já ténue liberdade de informação, como condição indispensável a uma Democracia, em liberdade e responsabilidade.


[ J.M. Paquete de Oliveira - Professor de Sociologia no ISCTE ]

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

«conversa muito franca, aberta e cordial»...


Bastonário da Ordem dos Advogados diz que Cavaco Silva está «muito atento» aos problemas da Justiça!


As declarações do Bastonário foram feitas à saída de uma audiência de uma hora com o Presidente da República, no Palácio de Belém, após a qual disse que Cavaco Silva está «muito atento e bem informado» sobre o que se passa no sistema judicial, nomeadamente sobre o funcionamento dos tribunais.

«Os problemas da justiça são do conhecimento do Presidente da República», disse, acrescentando que isso «é um sinal muito tranquilizador, que deve traduzir-se em esperança e confiança» por parte de todos.

Marinho Pinto recusou-se a responder aos jornalistas sobre se tinha falado concretamente das denúncias de corrupção que tem proferido nas últimas semanas.

«O Presidente está tranquilo e tem uma visão muito objectiva e serena sobre o funcionamento do sistema judicial», disse.

«Há instituições do Estado de Direito que porventura não funcionam como deviam funcionar», afirmou, sublinhando que «devemos contribuir para o seu funcionamento».

«É preciso mudar paradigmas de funcionamento dos tribunais», disse, acrescentando ser necessário fazer as reformas que se deviam ter feito com as mudanças que o século 20 trouxe e que se deve «adaptar a justiça ao Estado de Direito».

«Os problemas do funcionamento das instituições de administração da justiça não são problemas sem solução», afirmou.

O bastonário dos Advogados recordou que a administração da justiça assenta em três pilares, os juízes, o Ministério Público e os advogados, mas referiu que «ainda há em Portugal quem se julgue dono da Justiça».

Sobre se não fragilizou ainda mais a justiça com as suas denúncias, disse ser necessário «fazer os diagnósticos das doenças para se encontrarem as curas, mais do que encontrar culpados».

Marinho Pinto disse que «não é à Ordem dos Advogados que compete encontrar as soluções sozinha» e que deve existir «boa fé e empenhamento de todos».

A 25 de Janeiro, em entrevista à Antena 1, António Marinho Pinto declarou que «o fenómeno da corrupção é um dos cancros que mais ameaça a saúde do Estado de Direito em Portugal».

«Há aí uma criminalidade da mais nociva para o Estado, para a sociedade», denunciou, sublinhando: «E andam aí impunemente, e alguns deles a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade. Alguns, inclusive, ocupam cargos relevantes no Estado português».
Estas declarações levaram o Procurador-Geral da República a abrir um inquérito sobre as acusações que ainda está a decorrer.

Quatro dias depois, na abertura do ano judicial, Marinho Pinto redobrava as acusações, dizendo que são feitos «negócios de milhões com o Estado», cujo objecto são bens do património público, «quase sempre com o mesmo restrito conjunto de pessoas e grupos económicos privilegiados».

Sobre a acusação de José Miguel Júdice sobre uma sua alegada pretensão de se candidatar a Belém, Marinho Pinto disse que «isso era humor» e que não respondia ali a piadas.

[ in lusa/sol ]

Portugueses casam menos e mais tarde

O número de casamentos celebrados em Portugal diminuiu 24,9% entre 2000 e 2006, tendo a idade média do primeiro casamento subido de 27,5 para 29,1 anos nos homens e de 25,7 para 27,5 anos no caso das mulheres, revelam os indicadores sociais relativos a 2006 divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2006, a taxa bruta de divorcialidade cifrava-se em 2,2 por mil, acima dos 1,9 por mil registados em 2000.

A quebra no número de casamentos deve-se à diminuição de 39,6% nos casamentos católicos, tendo os casamentos exclusivamente civis aumentado 2,1%.

Os dados do INE mostram ainda que mais de um em cada quatro casamentos (26,6%) ocorre após o casal ter vivido junto. Este indicador era de apenas 13,3% em 2000.

A percentagem de nados-vivos fora do casamento aumentou de 22,2% em 2000 para 31,6% em 2006, enquanto a idade média da mulher ao nascimento do primeiro filho passou de 26,5 para 28,1 anos.

A dimensão dos agregados familiares também tem vindo a diminuir, com as famílias constituídas por uma ou duas pessoas a representar 45,7% do total em 2006, mais 3,7 pontos percentuais do que os 42% registados em 2000.

As famílias sem filhos aumentaram de 39,8% para 42,8%, enquanto as famílias com um filho passaram de 31,3% do total para 32%.

Nas famílias com mais filhos assistiu-se a uma quebra: nas com dois filhos de 22,2% para 20,3%, nas com três filhos de 5 para 3,9% e nas com quatro ou mais filhos de 1,7 para 1%.


[ in diário digital ]

Simplex 2008...

180 medidas para facilitar a vida


Primeiro-Ministro José Sócrates entrega computador com ligação à internet de Banda Larga a estudante, no quadro do programa e.escolas, na arena de Évora, no âmbito do Governo Presente no distrito de Évora, a 26 de Janeiro de 2008.

A simplificação administrativa e legislativa consagrada nos programas Simplex «é um trabalho sem fim, que não se acaba em uma ou duas legislaturas», disse o Primeiro-Ministro na apresentação do balanço de 2007 e do programa para 2008, em Lisboa, a 8 de Fevereiro. Ao entrar no seu terceiro ano de vida, e «depois do sucesso que o programa tem tido, ninguém se atreverá a alterar» esta política de modernização da Administração pública, pois «esta é uma tarefa da maior importância para o País, porque a capacidade de competirmos na economia mundial deriva da capacidade de nos modernizarmos», disse José Sócrates. Quanto ao programa de 2008, o PM disse que «representa a ambição de uma Administração Pública que quer dar continuidade a uma linha de simplificação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos». O Simplex 2008 inclui 180 medidas, entre as quais a criação do balcão sénior, com serviços e informações sobre reformas, tempos livres ou saúde; a substituição das certificações escolares de habilitações por comunicação directa entre serviços; a marcação simplificada de consultas de saúde; a simplificação da prescrição de medicamentos para doentes crónicos; a renovação mais simples e rápida da carta de condução; e a consulta on-line dos preços dos combustíveis. Para as empresas, destaca-se o agilizar o licenciamento de estabelecimentos e actividades de animação turística, centros escolares ou instalações desportiva; a criação de uma bolsa de Emprego para o Turismo; e a simplificação do cumprimento de obrigações perante a Autoridade para as Condições do Trabalho. O programa de 2007, com 235 medidas, teve uma taxa de execução de 83,3%, tendo 183 sido integralmente cumpridas 22 parcialmente cumpridas e 30 não concretizadas. Das 149 destinadas a facilitar a vida aos cidadãos, 81,8% foram executadas; das 84 destinadas a facilitar o trabalho das empresas 75,6% foram executadas. Pedro Silva Pereira, o Ministro da Presidência, responsável pelo programa, referiu alguns números significativos: foram emitidos de 3,8 milhões de documentos únicos automóveis; foram vendidos electronicamente 2,3 milhões de selos para veículos; foram emitidos 365 mil passaportes electrónicos; 22 mil recém-nascidos foram registados nas Maternidades, sem deslocação dos pais ao Registo Civil; 65% dos contribuintes utilizou a via electrónica para declarar o IRS; o Diário da República passou a ser electrónico e registou 15,5 milhões de acessos; foram criadas 41 mil empresas «na Hora», num processo que em Dezembro demorava, em média, 49 minutos; foram criadas 862 empresas pela internet; das marcas registadas 85% foram-no on-line; foram emitidas 497 mil certidões através da internet, sem gasto de papel; 90% das empresas entregou a informação empresarial simplificada pela internet.

in portal do Governo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Isaltino Morais sob suspeita

PJ faz buscas na câmara de Sesimbra e em empresa do Espírito Santo


A Polícia Judiciária está, desde a manhã desta segunda-feira, segundo o Expresso on-line, a realizar 11 buscas no âmbito de uma investigação sobre uma permuta de terrenos da Aldeia do Meco com a Mata de Sesimbra.

A investigação está relacionada com uma decisão tomada em 2003 por Isaltino Morais, enquanto Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território (actual autarca da câmara de Oeiras).

Segundo avança o Expresso, a ESPART, empresa do Grupo de Espírito Santo, a Câmara de Sesimbra, e a Pelicano, a imobiliária promotora do projecto, são alguns dos alvos da investigação. As buscas foram ordenadas pelo Ministério Público e estão a ser efectuadas por inspectores da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF).

Isaltino Morais reagiu, assegurando nada saber sobre as investigações da Polícia Judiciária. «A minha posição sobre o assunto foi apenas no sentido de assinar o protocolo que evitou que o Estado português fosse punido pelo Tribunal Arbitral relativamente aos terrenos dos proprietários alemães. Agi apenas em defesa dos interesses do país», abordou.

Apesar de essa sua posição ter sido criticada na altura, uma vez que foi uma das suas últimas decisões antes de deixar o Ministério, Isaltino assegura que tudo foi escrutinado: «Foi tudo feito após decisão da Câmara e Assembleia Municipal de Sesimbra, para além de ter sido apreciada pela Procuradoria Geral da República. Evitou-se que fosse paga uma grande indemnização, mas se o plano entretanto não seguiu isso já não me diz respeito».

Presidente da Câmara confirma

O presidente da Câmara de Sesimbra confirmou à agência Lusa a realização das buscas da Polícia Judiciária, que levaram cópias de documentos relativos ao plano de pormenor da Mata de Sesimbra.

Em declarações à Agência Lusa, Augusto Pólvora, relatou que inspectores da PJ estiveram nas instalações da Câmara Municipal entre as 09h30 e as 12h30, em cumprimento de um mandato de busca datado do mês passado mas que só esta segunda-feira foi executado.

Entre outros documentos, os inspectores levaram «cópias da versão final» do plano de pormenor da Mata de Sesimbra, que já foi aprovado pelo executivo da Câmara Municipal e que deverá ser objecto de deliberação da reunião da próxima sexta-feira da Assembleia Municipal de Sesimbra.

A PJ levou ainda cópias de pareceres de várias entidades sobre a elaboração do plano de pormenor, incluindo o parecer da Procuradoria Geral da República, que está publicado em Diário da República.

Filipe Caetano

polícia judiciária vai arquivar caso Madeleine

O jornal expresso diz que o director da PJ terá tentado preparar opinião pública para eventual arquivamento do processo.

Assim sendo tudo indica que deverá ser dado por concluída e arquivada a investigação sobre o desaparecimento de Madeleine, já que não têm surgido novos desenvolvimentos e não foram reunidas provas suficientes para explicar o que aconteceu à Madeleine a 3 de Maio de 2007. As declarações de Alípio Ribeiro terão servido para preparar a opinião pública para este desfecho, de acordo com as informações do jornal de Balsemão.

António Pereira Coutinho

domingo, 10 de fevereiro de 2008

e assim se faz pela Vida...

e tu... sim tu! de que forma contribuis para mudar isto ? o senhor do video ao menos tenta fazer qualquer coisa e que se reconheça: com muito bom humor.

bom domingo e óptimos pensamentos,

vasco meirelles

sábado, 9 de fevereiro de 2008

municípios reduziram o endividamento bancário

Administração local com saldo positivo
de 280 milhões de euros




Administração local com saldo positivo
de 280 milhões de euros


Este resultado positivo é o mais alto registado desde 1998
O endividamento líquido bancário acumulado da Administração Local, apresentou no
final de Agosto de 2007, um saldo positivo de 280 milhões de euros. Este valor resulta
da diferença entre os saldos dos passivos (dívida que decorre de financiamento
bancário) e dos activos dos Municípios face às instituições financeiras (depósitos, títulos
etc).

Regista-se uma redução do endividamento líquido bancário relativamente ao período
homólogo do ano anterior, de que resulta um aumento do superávit de cerca de 272
milhões de euros.

O Montante de capital em dívida junto da banca decresceu 60% face ao período
homólogo do ano anterior.



Este resultado positivo registado é o mais alto desde 1998, representando, por um
lado, o inequívoco decréscimo do recurso ao crédito bancário, mas também o
aumento da liquidez da Administração Local.


[Oscar Lima]

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Alípio Ribeiro resiste em silêncio a coro de críticas

O ministro da Justiça desloca-se ao Parlamento na próxima quarta-feira, 13, para tentar explicar aos deputados o sentido das polémicas declarações do director nacional da Polícia Judiciária (PJ) sobre o caso Maddie. Alberto Costa terá de justificar o não afastamento de Alípio Ribeiro, depois de o seu amigo de longa data ter falado sobre a investigação, considerando que houve “precipitação” em constituir os McCann arguidos.

A audição de Alberto Costa foi requerida com urgência pelo CDS-PP, que considerou ser “insuficiente” a reacção do ministro às palavras de Alípio Ribeiro. Para o deputado Nuno Melo, das duas uma: “Ou a afirmação do director da PJ é verdadeira e isso significaria um sistema judicial fora de controlo, ou é falsa e, nesse caso, Alípio Ribeiro não podia ficar nem mais um dia à frente da PJ”.

Magistrados e antigos directores da Judiciária contactados pelo CM, além de políticos de vários quadrantes, concordam que Alípio Ribeiro violou o dever de reserva e pôs em causa a credibilidade de toda a investigação.

“O facto de o director da PJ continuar em funções significa tudo o que penso sobre essa matéria”, limitou-se a dizer o ministro. Ontem, foi a vez de o Presidente da República ser questionado sobre este assunto, mas Cavaco Silva entendeu “não comentar publicamente as declarações do senhor director da PJ”.

Por outro lado, o líder parlamentar do PSD, Pedro Santana Lopes, disse: “Fiquei surpreendido. Só razões muito fortes podem explicar o que foi dito”. Caso contrário, as palavras do responsável máximo da PJ “são incompreensíveis”.

MCCANN CRITICAM SITE INGLÊS

Nigel Moore garante que todo o dinheiro angariado não é para si, mas certo é que o autor do site www.mccannfiles.com tem uma conta de donativos aberta para manutenção daquilo a que chama “descobrir a verdade” sobre o desaparecimento de Maddie. “Já passei mais de 500 horas a pôr o site na ordem e espero que apreciem o meu esforço em levantar as questões que outros media, inexplicavelmente, não exploram”. Clarence Mitchell, porta-voz dos McCann, desaconselha qualquer apoio a um site não oficial, recorda que o autor “não pediu qualquer consentimento” à família para a sua criação e que “as pessoas não se devem dispersar do objectivo de encontrar Madeleine”. Nigel, 48 anos, reage: “Eu não tenho patrocinadores ricos atrás de mim” para a manutenção de um site onde se pode ler todo o passado do casal e a história do mistério, a par e passo, deste o primeiro dia.

CRÍTICAS A ALÍPIO

"Ele matou a investigação da PJ quando disse que houve precipitação."

Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político

"Provocou danos irreparáveis à imagem da PJ. Devia ser demitido."

Pacheco Pereira, comentador político

"A leviandade com que faz estes comentários desaconselha que possa dirigir uma polícia de investigação."

Lobo Xavier, comentador político

"São declarações muito infelizes. Alguém terá de esclarecer isto."

Jorge Coelho, comentador político

"São declarações graves. E houve precipitação, sim, mas do director da PJ. "

Fernando Negrão, ex-director da PJ

"As declarações são precipitadas, gravíssimas e escusadas. Denotam uma ausência de responsabilidade e ofendem a credibilidade da PJ e do MP."

Rui Rangel, juiz

"Eu não tinha sido tão sincero. Não faria declarações sobre um processo que está em investigação e que tem um responsável, que é um procurador."

Marques Vidal, ex director da PJ


Ana Luísa Nascimento / Henrique Machado - correio da manhã

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Primeira Caminhada de 2008 :)

Caros Amigos,

Vamos iniciar as nossas actividades de caminhadas, pelo que venho
convidá-los para a primeira caminhada do ano que se irá realizar no próximo
domingo, dia 10 de Fevereiro, perto de Fanhões, no concelho de Loures.

A partida será às 10h00m. O itinerário para chegar ao ponto de encontro é o
seguinte:

- Seguir pela A9-CREL e sair na saída nº 6, onde diz TOJAL/BUCELAS;

- Passar a portagem e no cruzamento/rotunda seguir por onde diz
TOJAL/LOURES;

- Na próxima rotunda sair por onde diz FANHÕES;

- No cruzamento a seguir virar à esquerda onde diz FANHÕES/PINTÉUS;

- No cruzamento a seguir virar à esquerda onde diz FANHÕES/SOCORSUL;

- Passar ao lado da fábrica SUPERBOCK que fica do lado esquerdo;

- Passar pelo viaduto por cima da A9-CREL;

- No cruzamento a seguir virar à direita onde diz FANHÕES/SOCORSUL;

- Passar ao lado da fábrica ROBBIALAC que fica do lado esquerdo;

- Passar ao lado da fábrica SOCORSUL que fica do lado esquerdo;

- Logo a seguir à SOCORSUL existe uma descida com uma ponte na curva;

- Imediatamente a seguir à ponte existe à esquerda uma estrada desactivada
sem saída onde será o nosso ponto de encontro. Para referência, desde a
saída da A9-CREL até ao ponto de encontro são cerca de 15 minutos.

É necessário trazer botas ou ténis de montanha. Saliento que não existe
seguro, pelo que todo o cuidado é pouco. Devem também trazer almoço tipo
piquenique, cantil com água, roupa confortável. Não é necessário inscrição,
basta aparecer no dia e no local, antes das 10h00m. A caminhada realiza-se
mesmo que chova optando-se, neste caso, por um percurso mais curto. Caso
chova devem trazer roupa impermeável e uma muda de roupa seca. Podem
divulgar esta mensagem junto dos vossos amigos, pois a caminhada é aberta a
todos e é gratuita. Prevê-se terminar a caminhada por volta das 16h30m. A
extensão ronda os 15 km.

Por último, envio-vos o site de fotografias da nossa última viagem de
aventura a terras de Cuba, em Janeiro último: http://cuba.paginas.sapo.pt A
próxima viagem de aventura será em Dezembro de 2008 à Tanzânia. Serão três
semanas a fazer safaris no Parque Serengeti e na cratera de Ngorongoro, a
caminhar na montanha Quilimanjaro e, por fim, conhecer as praias e a cidade
de pedra na Ilha de Zanzibar. Para mais informações contactem-me.

Um abraço a todos!

Fernando Brioso

fernando.brioso@meo.pt