quarta-feira, 28 de maio de 2008

Santana Lopes e Ferreira Leite reclamam trabalho feito em matéria social

No segundo debate entre os candidatos à liderança do PSD, que decorreu esta quarta-feira à noite na SIC, Manuela Ferreira Leite reclamou ter sido ela a trazer para a agenda a questão da crise social. Pedro Santana Lopes, por seu lado, considerou que foi ele quem deixou obra feita nesta matéria a acusou a ex-ministra de só criticar o partido.

No segundo debate entre os candidatos à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite reclamou ter sido ela a trazer para a agenda a questão da crise social.

Na SIC, Pedro Santana Lopes, por seu turno, acusou a ex-ministra de só criticar o partido, considerando que foi ele quem deixou obra feita em matéria social.

«A dra. Manuela Ferreira Leite resolveu falar em problemas sociais só agora por causa da campanha, uma vez que tem uma imagem muito economicista. Eu tenho autoridade nas políticas. Já desenvolvi na área da habitação social na Câmara da Figueira da Foz, na Câmara de Lisboa, nas prestações sociais», argumentou Santana Lopes.

Na resposta, Manuela Ferreira Leite disse nunca se ter pronunciado, «em momento algum», sobre os outros candidatos.

«Sempre considerei e considero que os outros candidatos são militantes tão dignos quanto eu, que se apresentam com as suas propostas perante os militantes. A única coisa que eu posso dizer é que tenciono votar em mim», referiu.

in TSF

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Almourol celebra o Verão nas margens do Tejo

MERCADO DA CULTURA:

Rua José Falcão, 47A
2780-334 Oeiras Portugal


Tel: 351 214 410 448/9
Fax: 351 214 410 446


geral@mercadodacultura.pt


Dezenas de espectáculos de música, dança, teatro, multimédia, e eventos artísticos, culturais e desportivos vão animar a zona ribeirinha dos concelhos de Constância, Chamusca e Vila Nova de Barquinha nos fins de semana de 14 de Junho a 6 de Setembro, com vista a atrair as pessoas a passar mais tempo fora de casa e valorizar o Tejo, bem como revitalizar a cultura e o património ribeirinhos.

O evento “O Tejo é o Palco”, uma iniciativa do Parque Almourol, coordenador do projecto, pretende “promover a vida ao ar livre, uma vida saudável para fugir um bocadinho do stress”, disse ao PressTUR João Parreira, do Mercado da Cultura, empresa que em conjunto com o Parque Almourol está a desenvolver a iniciativa.

O executivo falou à margem da apresentação do festival “O Tejo é o Palco”, que decorreu esta manhã em Lisboa.

Esta é a primeira iniciativa do género promovida pelo Parque Almourol, que pretende, ainda segundo João Parreira, promover os novos equipamentos que se encontram na região, e na qual o Parque Almourol, o Programa Vale Tejo e as Câmaras Municipais vão investir um milhão de euros, da qual cerca de 500 mil euros aplicado apenas nos eventos.

Apesar de não haver uma estimativa quanto ao número de visitantes, João Parreira referiu durante a apresentação que “seria frustrante não receber pelo menos alguns milhares de pessoas neste evento”.

Assaltos ao castelo, Camões a recitar poesia sobre as águas e espaços vocacionados para as crianças:

As diferentes iniciativas d’ “O Tejo é o Palco” começam dia 14 de Junho com o “Barquinha Non Stop”, às 17h00, que durante 24 horas vai promover em Vila Nova da Barquinha espectáculos de teatro de rua com companhias internacionais, animações, concertos, desportos-aventura e um bar de chill-out, animado 24 horas por vários Dj’s e Vj’s.

Nessa mesma noite, o destaque vai para o espectáculo de teatro de rua “Les Illumineurs“, pela companhia francesa Karnavires.

As crianças também terão uma série de iniciativas, que incluem jogos, workshops, teatro, fantoches, e “um planetário insuflável com 60 lugares” referiu João Parreira.

Dia 15 de Junho será totalmente dedicado aos mais pequeninos, com uma série de actividades, disse ainda o mesmo responsável.

Os graúdos podem contar com outro tipo de iniciativas, como sessões de yôga, reiki, cursos de ginástica, pára-quedismo nocturno e voos cativos de balão (proporcionados pelo exército), um bar gerido por empresários da noite de Lisboa.

Um dos projectos apresentados hoje é o “Marítimos” que inclui um palco flutuante, que irá tocar as diferentes localidades, e o qual vai receber diversas apresentações, desde espectáculos de fandango, como até um actor vestido de Luís de Camões, a declamar poesia.

O castelo de Almourol, o monumento que vai ser um dos pontos centrais destas iniciativas vai ser palco de espectáculos multimédia e reconstituições históricas, como o “Torneio Medieval” (5 de Julho), “Assalto ao Castelo” (26 de Julho) e “Templo Almourol” (6 de Setembro), que irá fechar as festividades.

A “Vila Poema” decorre nos dias 12 e 13 de Julho, no centro histórico da vila de Constância, a qual será transformado numa Tróia sitiada, com representações da “Ilíada” de Homero, da ópera “Dido e Eneias”, uma feira do livro e uma exposição de escultura de João Carvalho.

Outra iniciativa, os “Bailes do Mundo”, vão ter diferentes palcos, Constância (“Baile Cigano”, 2 de Agosto), Tancos (“Baile Português”, 15 de Agosto) e a aldeia do Arripiado (“Baile Antigo”, 23 de Agosto), noites de baile e de música, e dias de workshops de dança.

As entradas para estes eventos serão gratuitas, "mas algumas actividades vão ser fornecidas por empresas privadas, por isso é provável que se tenham que pagar", referiu ainda João Parreira.

via email: carlostavares@mercadodacultura.pt
Carlos Tavares - 912 574 897

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A Saga dos Combustíveis continua...

Os combustiveis aumentam de forma desmesurada e sem justificacão numa altura em que o dólar está bastante desvalorizado em relacão ao euro e como consequencia o preco do barril em euros está mais barato do que á uns anos atrás, julgo que o preco do momento em euros será identico ao do ano 2000/2001,como facilmente podem comprovar com uma pequena investigacão por parte dos vossos jornalistas, logo os combustiveis deveriam estar muito mais baratos se nas refinarias se mantivesse a mesma margem de lucro e não o culto da especulacão e aproveitamento de por cada subida em dólares haver uma subida brutal dos precos sem qualquer justificacão lógica e fundamento em termos do aumento do custo de producão.

Quem lucra com estes aumentos sistemáticos são as refinarias e as marcas de combustiveis, o estado portugues através do aumento das receitas dos impostos(iva 21%, irc 25% e imposto directo sobre o combustivel +- 60%) e da sua quota na galp que é a principal fornecedora de combustiveis em portugal para todas as marcas presentes no mercado.

Quem perde são todos os portugueses que pagam mais caro por um bem essencial a todos que cada vez tem uma margem maior de lucro para quem o produz e distribui.

Acima de tudo asfixia a tão débil economia portuguesa que já não possui margem de manobra para tantos aumentos e uma carga fiscal tão pesada.

Apelo a todos os Portugueses e meios de Comunicação - Passem a Palavra!!!

via email: Nuno Baldaque Roncon - Stº Amaro de Oeiras

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Militantes social-democratas reuniram-se em Oeiras

Santana Lopes apela ao voto por convicção no PSD

Santana Lopes pediu aos militantes do PSD que "não votem por gratidão, nem por empatia ou por simpatia"

Pedro Santana Lopes apelou aos militantes do PSD que votem por convicção nas eleições directas de 31 de Maio e que paguem as quotas em atraso, lembrando que o prazo termina hoje.

O candidato à liderança do partido falava esta madrugada numa sessão com militantes social-democratas na Biblioteca Municipal de Oeiras, onde chegou com algumas horas de atraso, depois de ter dado uma entrevista à SIC Notícias.

Depois de um pedido desculpa aos seus apoiantes, Santana Lopes apelou a "todos para participarem, para regularizarem o pagamento de quotas”, sublinhando que o prazo acaba à meia-noite. “[Os militantes devem ir] votar a pensar como se do vosso voto dependesse o que Portugal vai fazer nos próximos anos”, declarou.

O ex-primeiro-ministro pediu ainda aos militantes do PSD que "não votem por gratidão, por reconhecimento dos serviços prestados, nem por empatia ou por simpatia", mas "por convicção".

Na declaração que fez perante perto de 50 militantes, Santana Lopes considerou que o concelho de Oeiras "tem vivido particularidades muito específicas". "Sabem como a direcção do partido recentemente me desaconselhou de me candidatar à Câmara Municipal de Lisboa que tanto tinha custado a conquistar e como essa câmara um ano depois foi parar onde foi, às mãos do PS", referiu.

Antes, o porta-voz da candidatura de Santana Lopes, Luís Montenegro, fez uma alusão ao caso de Isaltino Morais, que estando na condição de arguido foi recusado pela direcção social-democrata de Marques Mendes para candidato do partido à Câmara de Oeiras nas autárquicas de 2005. "As decisões dos militantes não podem, não devem, não vão ser condicionadas por decisões - sobretudo pré-decisões - de entidades externas ao PSD", defendeu Luís Montenegro.

Em 2005, Isaltino Morais saiu do PSD, candidatou-se como independente e ganhou as eleições em Oeiras.

Na sessão organizada pelo PSD de Oeiras, Mário Patinha Antão, outro candidato à presidência do PSD, falou dos independentes que integraram governos e o grupo parlamentar social-democrata e contestou que isso aconteça. "Nenhum independente, por mais qualificado que seja na sociedade civil, tem razão de ser para ser convidado para qualquer órgão dirigente do PSD, para o Governo ou para o grupo parlamentar porque fazendo isso damos uma imagem de fraqueza do PSD aos portugueses", sustentou Patinha Antão.

"Então nós não somos capazes de gerar os nossos quadros, de formar os nossos futuros ministros, os nossos deputados? Então que partido é este? Precisa de ir comprar lá fora como fazem as equipas de futebol no Inverno? Não, não precisa", reforçou.

Por sua vez, António Neto da Silva, também candidato a presidente do PSD, advertiu para os "sinais claros de esgotamento" do planeta Terra e apontou como "primeiro objectivo" a "renovação dos recursos".

in Público

A subida vertiginosa dos preços dos combustíveis tem que parar e temos que fazer com que baixem!

Para tal vamos cumprir três dias seguidos, a nivel nacional, de NÃO ABASTECIMENTO NA BP, GALP, REPSOL!

Estamos a concertar de norte a sul para que aconteça este NÃO ABASTECIMENTO já nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho próximo!!!

VAMOS FAZER A DIFERENÇA! Nesses dias abasteçam em outros postos de combustíveis tais como a Esso, Total, Continente (antigo Carrefour), Intermarché, Jumbo e Eleclerc!

Juntos teremos força para baixar os preços dos combustiveis que tanto têm prejudicado o crescimento económico em geral!

Agora é só passar a palavra com urgência !!!!!

FORÇAPORTUGAL!!!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PSD numa posição «complexa» se perder legislativas

A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, reconheceu este domingo que o partido ficará numa posição «bastante complexa» se perder as legislativas de 2009 e apelou aos militantes para escolherem alguém capaz de vencer José Sócrates.

«Se não nos apresentarmos ao eleitorado com um candidato a primeiro-ministro capaz de enfrentar, de igual para igual, de olhos nos olhos, o engenheiro Sócrates, o partido ficará numa posição bastante complexa», afirmou Manuela Ferreira Leite, numa sessão de esclarecimento com militantes, em Beja.

Salientando que as eleições de 31 de Maio são «decisivas» para o PSD, porque «não se vai escolher apenas mais um presidente para o partido, mas também um candidato a primeiro-ministro», Ferreira Leite alertou que o partido ficará «fraquinho» se os militantes não escolherem «alguém que enfrente as eleições legislativas com a possibilidade de vencer o engenheiro Sócrates».

«É evidente que não vou dizer que o partido vai acabar. Não acaba, mas fica bem fraquinho», disse, salientando que estar na oposição «é incómodo» para PSD, «um partido com vocação de poder».

Manuela Ferreira Leite disse ainda que todos os militantes são «decisivos» e «têm lugar no partido» e rejeitou a ideia das bases e das elites no PSD, que considerou uma «linguagem divisionista» e «uma luta de classes imprópria no partido».

Sublinhando que avançou para «ajudar a credibilizar» o PSD e retirá-lo da actual «situação de descrédito», Manuela Ferreira Leite fez questão de esclarecer os militantes de que «não é populista nem liberal» e que se for eleita o PSD «vai retomar as suas raízes sociais-democratas».

Ferreira Leite contra regionalização

Já esta noite, em Faro, Ferreira Leite manifestou-se contra a regionalização e a favor de um «reforço do municipalismo».

Para a candidata social-democrata, é preciso «descentralizar competências» e não criar regiões.

in TSF

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Não nos culpem pela fome,
dizem produtores de biocombustíveis

SEVILHA, 15 de maio (Reuters) - Produtores de biocombustíveis reunidos na Espanha negaram veementemente as acusações de que são os responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos e pela fome mundial.

À medida em que o mundo busca uma oferta sustentável de energia e maneiras de reduzir as emissões de gás do efeito estufa, tem aumentado a preocupação de que a terra usada para agroenergia está competindo com a área plantada com alimentos.

Oradores de uma convenção sobre biocombustíveis, que terminou na quinta-feira em Sevilla, foram unânimes em dizer que a produção para biocombustíveis responde por apenas 3 por cento da demanda mundial por grãos.

Josep Borrell, presidente do Comitê de Desenvolvimento do Parlamento europeu, afirmou que a demanda é muito pequena para explicar um salto nos preços do arroz, estimado em 76 por cento entre dezembro de 2007 e abril de 2008 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

"A indústria de biocombustíveis não pode ser o bode expiatório para os aumentos brutais dos preços", disse ele à Reuters em uma entrevista.

Borrell argumenta que os altos preços dos grãos podem na verdade tornar a agricultura mais rentável para pequenos produtores dos países em desenvolvimento, evitando a migração para as já superlotadas cidades.

Membros da indústria dizem que os preços dos grãos subiram devido a um aperto do crédito em todo o mundo, o que levou os fundos de investimentos a entrarem no mercado de commodities.

"Isso é logicamente parte do mercado, mas vale lembrar que posições especulativas no mercado de milho de Chicago são hoje três vezes os estoques para o final da temporada 2008/09, como previsto pelo Departamento de Agricultura dos EUA", disse Javier Salgado, presidente da Abengoa Bioenergy , um dos maiores produtores de biocombustível da Europa.

Muitos afirmam que a indústria tem sido alvo de uma campanha hostil da mídia, incluindo Bob Dinneen, presidente da Associação de Combustíveis Renováveis dos EUA.

"O mundo ficou louco", disse Dinneen. "O que já chegou a ser considerado uma maneira de curar nosso vício em petróleo é agora um crime contra a humanidade".

Para muitos europeus, o debate entre alimentos e combustíveis é redundante, já que eles não podem competir com as importações de biodiesel dos EUA, que segundo eles recebem isenções tarifárias injustas.

"O problema está com a legislação dos EUA e apenas os EUA podem mudar isso", disse Raffaello Garofalo, chefe do Conselho Europeu de Biodiesel (EBB).

Em resposta, representantes norte-americanos reclamaram que as especificações técnicas da UE têm sido delineadas para bloquear o biocombustível norte-americano.

Por Martin Roberts

terça-feira, 13 de maio de 2008

Casamento entre homem e mulher é «princípio não negociável»

O casamento estável entre um homem e uma mulher é um dos «princípios não negociáveis» para uma «correcta convivência civil e cristã», disse o cardeal Saraiva Martins, num discurso onde também criticou as certezas das ideologias materialistas e ateias.

O casamento estável entre um homem e uma mulher é um dos «princípios não negociáveis» para uma «correcta convivência civil e cristã», defendeu esta terça-feira, 13 de Maio, o cardeal Saraiva Martins no Santuário de Fátima.

Perante milhares de peregrinos, na celebração principal da peregrinação de Maio, D. Saraiva Martins apontou vários valores essenciais, destacando o «matrimónio como união estável e fiel de um homem e de uma mulher e não de qualquer outro modo».

A vida, a família, a «caridade concreta, a dignidade pessoal, estendida a todos os momentos e a todas as suas dimensões da existência» foram outros dos princípios enumerados pelo cardeal.

Num discurso onde classificou de saturada e desesperada a época presente, D. Saraiva Martins recordou que o «homem de hoje, iludido e desiludido da vida, por vezes parece ter desistido de esperar» por um futuro melhor.

«Caíram as consideradas certezas das ideologias, o bem-estar e o consumismo que aparentemente satisfazem as nossas necessidades e exigências», adiantou.

in TSF

domingo, 11 de maio de 2008

A inteligência e a estupidez

A propósito da situação no PSD, sucedem-se as análises e os comentários daqueles que, aparentando isenção, são afinal parte interessada na contenda.

Alguns são de uma inteligência arrasadora. Lembram-me aquela frase que uma personagem da Montanha Mágica, de Thomas Mann, dizia a outra: "Desejava assinalar-lhe as enormes dificuldades com que deparamos ao discernir a estupidez da inteligência. É tão difícil porque uma se confunde com a outra..."

Pedro Correia - "Corta-Fitas"

sábado, 10 de maio de 2008

Fotografia de MICHAEL KENNA



Mary Poppins Over Midtown, New York, New York, USA, 2006

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Governo garante que cada progressão terá aumento de pelo menos 20 euros para os funcionários públicos

O secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, afirmou hoje que cada progressão na tabela remuneratória irá valer pelo menos mais 20 euros no vencimento dos funcionários públicos, pelo que considera ser compensador a obtenção de boas avaliações do desempenho.

Em declarações aos jornalistas no final de uma ronda negocial com os sindicatos, e citado pela agência Lusa, João Figueiredo disse que a proposta do Governo de transição para o novo regime de carreiras e de grelha salarial garante que, sempre que hava um aumento da remuneração, o funcionário público nunca receberá menos de 20 euros, e poderá mesmo ver o seu vencimento aumentar em até 69 euros.

O governante precisa que, nos casos em que a progressão remuneratória for inferior a 20 euros, o trabalhador passará para o nível remuneratório imediatamente a seguir, passando a auferir um montante bastante mais elevado do que aquele que lhe estava inicialmente destinado.

Os sindicatos não aceitaram esta proposta por a considerarem "insuficiente" para compensar as perdas de poder de compra dos últimos anos.

Pedro Duarte - diário económico

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pinto Balsemão destaca «experiência governativa»

A experiência governativa, a ponderação e um bom conhecimento do partido foram apontadas, esta terça-feira, por Francisco Pinto Balsemão como as características que o levam a apoiar a candidatura de Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD.

«É a candidatura que mais garantias oferece de mobilizar e unir o partido» e de dar resposta «àqueles que querem uma vitória do PSD em 2009», afirmou o único fundador vivo do Partido Social Democrata, estrutura que hoje celebra 34 anos de existência.

Falando aos jornalistas momentos antes de um jantar com a ex-ministra da Educação e das Finanças, Balsemão descreveu-a como «uma pessoa ponderada, que conhece bem o PSD por dentro e tem experiência governativa em cargos nem sempre fáceis».

«Além disso, está numa fase muito interessante da sua vida, sabe o que quer, para onde ir e tem opções claras em matéria de liberdade, igualdade e solidariedade», acrescentou.

O antigo primeiro-ministro considerou, ainda, que a passagem de Luís Filipe Menezes pela liderança social-democrata foi uma solução «inovadora e original mas que não correu bem».

Afirmando-se favorável a uma «candidatura sólida» por oposição ao «experimentalismo» que causou «danos graves de que o partido tem de recuperar», Pinto Balsemão afirmou, no entanto, que as várias candidaturas à presidência do PSD são «uma prova da vitalidade do partido».

Por seu lado, Manuela Ferreira Leite considerou «um privilégio» contar com o apoio de Francisco Pinto Balsemão e assegurou que a opinião do fundador do PSD foi «decisiva» para a sua resolução de se candidatar.

in TSF

terça-feira, 6 de maio de 2008

Santana avança para “libertar Portugal da canga do Estado-Providência”

Pedro Santana Lopes apresentou esta tarde a sua candidatura à liderança do PSD com o objectivo de "libertar Portugal da canga do Estado-Providência".

Num discurso de mais de meia hora, o antigo primeiro-ministro e actual líder da banda parlamentar laranja apresentou as suas linhas de acção e princípios orientadores para todas as áreas de governação.

Entre as principais bandeiras do candidato à liderança do PSD está a reforma do Estado-Providência. Para Santana Lopes, "o Estado é o D. Sebastião por quem sempre se espera, o ópio da nossa paralisia, a âncora que nos impede de navegar".

Por isso, o antigo primeiro-ministro defende "a reforma do Estado com rescisão amigável dos vínculos à função pública, de modo a não sobrecarregar a Caixa Geral de Aposentações, uma política de harmonização fiscal ibérica e quer condicionar os aumentos salariais a um contrato social que garanta o aumento e a melhoria da produtividade".

Dentro da linha daquilo que já se esperava, o candidato à liderança laranja aproveitou o discurso desta tarde para falar para o País, tentou fugir à guerrilha partidária. Ainda assim, no final da sua intervenção, fez questão de afirmar que "a demissão de Luis Filipe Menezes não pode ser em vão".

Na sede nacional do PSD estiveram os amigos de sempre: Pedro Pinto, José Manuel dos Santos – antigo presidente da CM de Ourique - , Arlindo de Carvalho – ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva – e Conceição Monteiro – antiga secretária pessoa de Francisco Sá Carneiro.

Carlos Filipe Mendonça - Jornal de Negócios
carlosmendonca@mediafin.pt

sábado, 3 de maio de 2008

Passos Coelho diz que a sua candidatura é a do «futuro»

O candidato à liderança do PSD Pedro Passos Coelho deu, esta sexta-feira, a volta à leitura das sondagens que o deixam muito longe da vitória. Passos Coelho garante que continua confiante e propôs a criação de uma agência destinada a defender o litoral do país.

Foi com uma gravata azul, de uma só cor, semelhante àquela que Sócrates usa frequentemente, que Passos Coelho se apresentou aos mandatários do distrito e passeou pela orla costeira da Costa da Caparica.

Na manga, Passos Coelho trouxe uma proposta nacional para proteger toda a costa portuguesa e aproveitou também para marcar diferenças em relação a Sócrates e até em relação ao actual PSD.

Passos Coelho diz que «não se identifica com o PSD de Ferreira Leite, nem com o actual Partido Socialista», e salientou que quer apostar «no dinamismo das empresas que são quem cria valor em Portugal».

O candidato defendeu que há «duas candidaturas no PSD». «Há aquelas que vêm do passado e a minha que está centrada no futuro, e é sobre o futuro que eu quero falar», sublinhou.

«Se em duas semanas de campanha alguém que não foi primeiro-ministro, ministro, nem secretário de Estado, consegue obter 15,5 por cento das preferências dos portugueses e a possibilidade de impedir uma maioria absoluta, imagine o que não pode ser a progressão num ano de campanha eleitoral centrada nos portugueses e a apostar numa nova geração que traga uma política diferentes», concluiu.

O candidato à liderança social-democrata acredita que apesar do baixo resultado que lhe atribuem as sondagens tem muita margem para vencer no partido e importunar a sério José Sócrates.

in TSF