segunda-feira, 24 de março de 2008

Dalai Lama sempre apoiou a realização dos Jogos Olímpicos

O Dalai Lama diz que as acusações das autoridades chinesas de que o líder do Tibete está a tentar sabotar os Jogos Olímpicos de Pequim são «infundadas» e sublinha que sempre apoiou a realização do evento.

As autoridades chinesas acusaram ainda, o líder político e espiritual do Tibete, de conluio com os rebeldes uigures muçulmanos do Xinjang (noroeste), visando prejudicar a imagem chinesa no estrangeiro.

«As acusações são infundadas», declarou o Dalai Lama em Nova Deli, Índia - país onde está exilado -, garantindo que «sempre apoiou» a realização dos Jogos Olímpicos, a inaugurar a 08 de Agosto em Pequim, «motivo de orgulho» para mais de 1.000 milhões de chineses, sublinhou.

Pequim acusou igualmente a presidente da câmara dos Representantes norte-americana, a democrata Nancy Pelosi, de visita à região, de «ignorar a verdade» sobre o Tibete.

Pelosi esteve na sexta-feira com o Dalai Lama em Dharmsala, Ìndia, a quem disse que «se a repressão chinesa dos tibetanos não for denunciada, não haverá autoridade moral para defender os direitos humanos noutras partes do mundo».

Para Pequim, a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana «esconde a intenção de servir interesses de grupos empenhados em prejudicar» a China.

Os tumultos, que eclodiram no passado dia 10 em Lassa - por ocasião do 49/o aniversário da fracassada revolta contra Pequim - e alastraram por três províncias vizinhas fizeram até agora 22 mortos, segundo as autoridades chinesas, e 99 na estimativa dos responsáveis tibetanos.

in TSF

Sem comentários: