sexta-feira, 14 de março de 2008

Fernando Serrasqueiro: "Houve uma campanha que tentou desmontar a ASAE"

Governante acusa "interesses económicos instalados" de quererem acabar com inspecções

O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, disse hoje que houve uma campanha para tentar descredibilizar a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que entretanto foi travada.

"Houve uma campanha que tentou desmontar a ASAE face a determinados interesses económicos instalados", disse o governante que hoje de manhã se deslocou à praça das portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada, para assistir a uma operação daquele órgão de fiscalização.

Fernando Serrasqueiro adiantou que já foi possível "desmontar" muitos dos mitos atribuídos à ASAE e que correspondiam a "exageros de situações que nunca aconteceram", nomeadamente com os casos das fiscalizações relacionadas com colheres de pau e bolas de berlim.

Na opinião deste governante "o trabalho da ASAE é notório", justificando que "os consumidores portugueses estão hoje mais seguros do que em anos anteriores". "Hoje podemos garantir com alguma tranquilidade que se vive melhor, com mais segurança alimentar", referiu.

A operação que a ASAE realizou hoje junto à praça das portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada, insere-se numa acção maior que decorre desde quarta-feira, no âmbito do Dia do Consumidor que se assinala sábado.

Na praça das portagens foram fiscalizados, entre as 07h00 e as 09h00 de hoje, 68 veículos de transportes alimentar, e levantados 16 auto de contra-ordenação relacionados com falta de condições de higiene.

De acordo com o inspector-geral da ASAE, António Nunes, este ano houve um decréscimo de situações irregulares face às verificadas há precisamente um ano, no mesmo local.

No total dos três dias de operações que decorrem a nível nacional, foram fiscalizados, até às 08h00 de hoje, 711 operadores, levantadas 155 contra ordenações e registados ainda quatro crimes, cinco detenções, 27 suspensões de actividade, nomeadamente de padarias, pastelarias e entrepostos, e apreendidas 445 toneladas de produto, no valor comercial de 1,5 milhões de euros. Hoje decorrem operações no Porto, Leiria e Faro além de Lisboa.

Nestes três dias de operações, a incidência das operações recaiu sobre padarias e entrepostos frigoríficos.

Contudo, dada a proximidade da Páscoa, a ASAE está também atenta às amêndoas da época e ao abate clandestino de animais.

in economia - público

Sem comentários: