terça-feira, 18 de março de 2008

PCP desafia Governo a suspender avaliação de professores

Na véspera da interpelação ao Governo sobre política de Educação, o Partido Comunista apresentou 70 propostas para o sector, incluindo um projecto sobre avaliação de professores. Para o PCP o actual modelo serve apenas para punir os professores e, por isso, os comunistas esperam que o Governo acabe por recuar.

Esta terça-feira o PCP vai desafiar o Governo a suspender a avaliação dos professores, com a qual se instalará «o caos nas escolas», e apresentar uma proposta de lei para a gestão escolar na Assembleia da República.

A bancada comunista vai desafiar o executivo a apresentar no Parlamento uma proposta de lei - em vez de decreto-lei, que «não é sujeito a debate democrático» - sobre a gestão das escolas.

Assim, afirmou, poderia «ser confrontado com as alternativas», nomeadamente o projecto de lei do PCP, para que fossem «submetidas ao escrutínio e ao debate público».

«A insistência no autoritarismo e no confronto só poderá conduzir ao agravamento da instabilidade e do caos nas escolas e que, pelo mais elementar bom senso, deve ser evitado», afirmou, em conferência de imprensa na Assembleia, o líder parlamentar comunista, Bernardino Soares.

Para os comunistas, o Governo faria melhor se retomasse «o diálogo, a negociação com os sindicatos» e é isso que o partido vai defender no debate de terça-feira, em que o partido vai fazer «um forte juízo de censura política» ao executivo.

«Sem isso, não teremos nem estabilidade nem serenidade na escola pública. O Ministério da Educação não pode ser imune a esta situação de instabilidade», argumentou o líder parlamentar dos comunistas.

Para o dia 26 de Março, o PCP tem agendado um projecto de resolução que prevê uma discussão parlamentar do regime de avaliação dos professores.

Esse dia, segundo Bernardino Soares, é uma «oportunidade para o Governo adoptar uma posição responsável» quanto à avaliação dos professores, um dos motivos para a convocação da manifestação de 08 de Março.

in TSF (17:56 a 17 de Março)

Sem comentários: