segunda-feira, 31 de março de 2008

Política Europeia da Energia

A União Europeia (UE) apresentou, no início de 2007, uma nova política da energia, como forma de compromisso expresso que visa uma economia de baixo consumo de energia mais segura, mais competitiva e mais duradoura.

A resposta mais eficaz que se impõe aos actuais desafios energéticos, denominadores comuns de todos os Estados Membros, reside numa política comum que volte a colocar a energia no âmago da actividade europeia, de que esteve na origem com os Tratados que instituíram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Tratado CECA) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Tratado Euratom), respectivamente em 1951 e 1957.

Os instrumentos baseados no mercado (essencialmente taxas, subvenções e regime de transacção de direitos de emissão de CO2 ), o desenvolvimento das tecnologias energéticas (em especial as tecnologias dedicadas à eficácia energética e às energias renováveis, ou as tecnologias de baixo teor de carbono) e os instrumentos financeiros comunitários apoiam a concretização dos objectivos políticos. (Continue por aqui...)

in Portal da UE

Sem comentários: