sábado, 29 de março de 2008

PROTOCOLO ASSINADO ONTEM - Angra e Oeiras unidas pelo teatro



“Uma mola impulsionadora”. É assim que Luísa Brasil, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Angra, classifica a assinatura de um protocolo de intercâmbios culturais celebrado entre os municípios de Angra do Heroísmo e Oeiras.

As áreas primordiais do compromisso assumido serão “o teatro, a música e os programas específicos para idosos, permitindo a troca e a parceria em termos culturais através do jazz e festivais de teatro amador”, revelou Luísa Brasil, na cerimónia pública, que decorreu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na prática esta aposta confere eventuais deslocações de grupos, artistas e técnicos com vista à realização de espectáculos e estágios entre os dois municípios.
“Pretendemos que esta cooperação permita a formação na área cultural para os técnicos de luz e som dos nossos grupos de teatro amador”, referiu Luísa Brasil.

Em termos de calendarização, segundo adiantou a vereadora da autarquia angrense, as actividades de dinamização cultural terão incidência “no último trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009”, considerando as comemorações dos 25 anos de Angra como centro histórico como Património Mundial da Humanidade e os 250 anos do concelho de Oeiras, respectivamente.

Cultura de qualidade
Já Elisabete Oliveira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, começou por referenciar o simbolismo daquela cerimónia que decorreu precisamente no Dia Mundial do Teatro.

“A metodologia gira à volta de um grande objectivo: promover acontecimentos culturais de qualidade”, considerou Elisabete Oliveira, no sentido de este “conceito multidimensional” unir as cidades de Angra do Heroísmo e Oeiras, “seja através do palco, no Teatro, seja através de um piano, num Concerto, ou seja através de uma aguarela, numa galeria de arte”.

A vereadora da Cultura de Oeiras considerou não menos importante a função dos agentes culturais, referindo como exemplo Celso Cleto, produtor de Oeiras, presente na cerimónia a propósito da peça de teatro “Boa Noite Mãe”, iniciativa que permitiu os contactos entre as duas autarquias e motivou a vontade de aprofundar as relações entre os dois municípios.

Recorde-se que a estreia nacional da peça de teatro “Boa Noite Mãe” aconteceu ontem em Angra do Heroísmo, no Teatro Angrense, e terminará, após a digressão nacional já calendarizada, em 2009, em Oeiras, para celebrar os 250 anos do Concelho.

A estreia nacional em Angra do Heroísmo foi acompanhada por cerca de duas dezenas de jornalistas do Continente, além dos órgãos de comunicação social locais, para a sua cobertura.

in "a união" - Sónia Bettencourt

Sem comentários: