quarta-feira, 12 de março de 2008

Um investimento modernizador da economia e criador de emprego

O Primeiro-Ministro José Sócrates lançou a primeira pedra da Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, destinada a concentrar as actividades de armazenagem e distribuição da área Norte de Lisboa, representando um investimento de 265 milhões de euros e criando 5000 empregos directos e 12 500 indirectos até 2018.

Na cerimónia, a 11 de Março, o PM sublinhou «a importância deste investimento, que é um instrumento modernizador da nossa economia», acrescentando que Portugal «precisa de investimento modernizador e que dê emprego às pessoas».

Este investimento do grupo empresarial sedeado em Barcelona traduz «um elemento de confiança na economia portuguesa e nos portugueses» - no ano de 2007 o investimento privado cresceu 2,5%, ajudando, juntamente com as exportações o crescimento da economia em 1,9%.

A Plataforma Logística de Lisboa Norte vai concentrar empresas e actividades de armazenagem e distribuição, dispondo de acessos fluviais, rodoviários e ferroviários, e servindo o porto de Lisboa e a área onde é gerado 45% do Produto Interno Bruto nacional e vive três milhões de portugueses. Integra-se no Plano Portugal Logístico, que prevê a criação de uma rede de 11 plataformas que cobrirão 93% da economia portuguesa até 2013, num investimento global de 1600 milhões de euros.

O Portugal Logístico inclui duas plataformas nacionais (Maia/Trofa e Poceirão), quatro portuárias (Leixões, Aveiro, Sines e Lisboa), quatro transfronteiriças (Valença, Chaves, Guarda e Elvas/Caia) e uma regional (Tunes, no Algarve), interligadas através da Janela Única Logística, que integrará os serviços alfandegários e de apoio à importação e exportação. Intervenção do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Sem comentários: