segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cavaco Silva inicia hoje visita oficial à Região Autónoma da Madeira

O Presidente da República, Cavaco Silva, inicia hoje a sua primeira visita oficial à Região Autónoma da Madeira, cumprindo um vasto programa que inclui iniciativas das comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal

Um dos aspectos que marca esta deslocação do Chefe de Estado à região é a não realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa da Madeira, facto criticado pelos partidos da oposição madeirense.

A Casa Civil da Presidência da República concordou em marcar audiências com as representações partidárias que o solicitaram (PS, CDS, MPT e PCP), encontros que acontecerão na quarta-feira.

Cavaco Silva fica na Madeira até 20 de Abril e vai percorrer todos os concelhos do arquipélago, dedicando um dia inteiro às comemorações do Dia da Cidade do Funchal, que assinala este ano o 500º aniversário da sua elevação, e outro à ilha do Porto Santo.

O Presidente da República chega a meio da tarde de hoje e comparece num jantar oferecido em sua honra pelo presidente do parlamento madeirense, Miguel Mendonça, que contará com a presença de todos os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira, exceptuando o representante do Bloco de Esquerda que declinou o convite.

O Funchal antecipou os festejos do Dia da Cidade (21 de Agosto) para terça-feira, por forma a coincidir com a agenda de Cavaco Silva, que marca presença na sessão solene nos Paços do Concelho, na inauguração de exposições, no lançamento de uma emissão nacional de selos e visita alguns edifícios históricos da capital madeirense.

Nesta visita oficial Cavaco Silva passará pela Quinta Vigia (presidência do Governo Regional), Universidade da Madeira, Museu de Arte Sacra e Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, bem como pelo Ribeiro Frio, para observar a exposição sobre a Floresta Laurissilva da Madeira.

O Parque Temático (Santana), o Centro de Ciência Viva (Porto Moniz), o Centro de Vulcanismo (São Vicente), o Centro Cultural John dos Passos (Ponta do Sol), o Centro das Artes - Casa das Mudas (Calheta), a Zona Franca Industrial da Madeira (Caniçal) são algumas das estruturas que serão também visitadas por Cavaco Silva durante a semana.

Sexta-feira, o Presidente da República desloca-se ao Porto Santo, onde visita o campo de golfe da ilha, assiste a uma apresentação da nova unidade hoteleira, o Colombo's Resort e inaugura o Hotel Pestana Palace.

Em Março de 1998, a Madeira recebeu o então Presidente da República, Jorge Sampaio, uma visita oficial que ficou marcada por contactos directos com as populações e uma visita às Ilhas Selvagens.

A ilha da Madeira foi descoberta em 1419 e a sua capital, Funchal, foi a primeira a ser instituída nos vastos domínios dos Descobrimentos Portugueses.

Para assinalar a efeméride, o executivo madeirense e a câmara municipal do Funchal elaboraram um programa comemorativo com mais de 120 iniciativas, incluindo lançamentos de dezenas de livros, espectáculos, exposições, congressos, conferências, competições desportivas, provas náuticas, que dá atenção especial ao património monumental, museológico e natural.

in Sol

Sem comentários: