segunda-feira, 19 de maio de 2008

PSD numa posição «complexa» se perder legislativas

A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, reconheceu este domingo que o partido ficará numa posição «bastante complexa» se perder as legislativas de 2009 e apelou aos militantes para escolherem alguém capaz de vencer José Sócrates.

«Se não nos apresentarmos ao eleitorado com um candidato a primeiro-ministro capaz de enfrentar, de igual para igual, de olhos nos olhos, o engenheiro Sócrates, o partido ficará numa posição bastante complexa», afirmou Manuela Ferreira Leite, numa sessão de esclarecimento com militantes, em Beja.

Salientando que as eleições de 31 de Maio são «decisivas» para o PSD, porque «não se vai escolher apenas mais um presidente para o partido, mas também um candidato a primeiro-ministro», Ferreira Leite alertou que o partido ficará «fraquinho» se os militantes não escolherem «alguém que enfrente as eleições legislativas com a possibilidade de vencer o engenheiro Sócrates».

«É evidente que não vou dizer que o partido vai acabar. Não acaba, mas fica bem fraquinho», disse, salientando que estar na oposição «é incómodo» para PSD, «um partido com vocação de poder».

Manuela Ferreira Leite disse ainda que todos os militantes são «decisivos» e «têm lugar no partido» e rejeitou a ideia das bases e das elites no PSD, que considerou uma «linguagem divisionista» e «uma luta de classes imprópria no partido».

Sublinhando que avançou para «ajudar a credibilizar» o PSD e retirá-lo da actual «situação de descrédito», Manuela Ferreira Leite fez questão de esclarecer os militantes de que «não é populista nem liberal» e que se for eleita o PSD «vai retomar as suas raízes sociais-democratas».

Ferreira Leite contra regionalização

Já esta noite, em Faro, Ferreira Leite manifestou-se contra a regionalização e a favor de um «reforço do municipalismo».

Para a candidata social-democrata, é preciso «descentralizar competências» e não criar regiões.

in TSF

Sem comentários: