domingo, 5 de outubro de 2008

Cavaco Silva critica “encosto ao Estado” de alguns empresários portugueses

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, criticou hoje a “falta de autonomia” e dependência de subsídios de alguns empresários portugueses e mostrou-se convicto de que esta postura se alterará com os novos empreendedores.

“A falta de autonomia revelada por alguns dos nossos empresários e a sua tendência para o encosto ao Estado têm sido muito nocivas para a economia”, afirmou o Presidente da República numa cerimónia na Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no Porto.

O chefe de Estado manifestou-se convicto de que a nova geração de empresários vai ter outro comportamento, ajudando Portugal a afirmar-se nos mercados internacionais, sobretudo em áreas tecnológicas.

“A minha confiança está acima de tudo nos jovens empresários. E por isso não faço visitas de Estado sem levar alguns deles”, disse.

Cavaco Silva mostrou-se ainda confiante que Portugal conseguirá ultrapassar os problemas económicos “após o ciclone centrado nos Estados Unidos”, e que o fará com a ajuda dos jovens empresários.

Presidente inaugurou incubadora de empresas

Cavaco Silva cumpre hoje o segundo dia do roteiro para a juventude, tendo inaugurado a “incubadora” de empresas de base tecnológica “Portugal Global”, um investimento de 2,9 milhões de euros, financiado pela ANJE e pelo programa Prime.

O Presidente da República ouviu testemunhos de oito jovens empresários sobre os seus sucessos e ambições, entre eles José Basílio Simões da ISA, empresa líder europeia em telemetria.

Conheceu ainda jovens empresários que desenvolvem sistemas de GPS, de monitorização de consumos de electricidade e até de projectos de interactividade.

Um deles queixou-se da falta de quadros técnicos, pedindo a abertura de mais vagas em cursos de engenharia.
Depois da cerimónia na ANJE, Cavaco Silva seguiu para um almoço com jovens empresários a bordo de um barco no Rio Douro.

Lusa - Público

Sem comentários: