O Movimento IVA com Recibo recebeu informação por parte da Comissão Europeia em relação a algumas das dúvidas existentes no que respeita à possibilidade de se implementar em Portugal um regime de caixa para as PME’s.
O Comissário Europeu dos Assuntos fiscais afirma que Portugal não necessita de autorização da União Europeia para passar a existir um Regime de IVA com Recibo para as PMEs Portuguesas.
(Veja na imagem em baixo a Resposta do Sr. Comissário Europeu László Kovács.)
Alterar a data de exigibilidade do IVA para após recebimento da factura e para as PMEs Portuguesas não viola qualquer directiva comunitária nem necessita de aprovação da União Europeia.
O Sr. Comissário Europeu responsável pelos assuntos fiscais, László Kovács respondeu a um pedido de esclarecimento pedido pelo Movimento IVA com recibo, onde se pode ler que:
« ... [o Movimento IVA com Recibo] perguntou se Portugal pode decidir alterar as suas regras internas e utilizar a alínea b) apenas para as PME’s, e a resposta é que podem. Neste caso, Portugal não necessita de solicitar à União Europeia uma derrogação.»
Relembre-se que a alínea b) diz que o IVA pode ser exigível o mais tardar, no momento em que o pagamento é recebido. Ou seja, a Assembleia da República pode legislar para que o IVA passe a ser exigível no momento em que o pagamento da factura é recebido pelas PME’s, sem que se viole qualquer legislação Europeia.
(Prima em cima da imagem para amentar!)
IVA com Recibo - Sofia Santos
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Informação do Movimento IVA com Recibo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário