quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Oeiras: Bombeiros temem não garantir socorro em 2012

A Associação de Bombeiros do concelho de Oeiras manifestou hoje preocupação com as medidas de austeridade já anunciadas pelo Governo, temendo não ter capacidade de resposta à população em casos de emergência no próximo ano.

 Numa nota enviada à Agência Lusa, o secretariado da Associação de Bombeiros de Oeiras admitiu «graves dificuldades na qualidade da prestação de socorro, podendo chegar-se a uma situação de encerramento de alguns quartéis».

 A alteração das taxas moderadoras e as restrições aplicadas pelo Ministério da Saúde ao transporte de doentes, o aumento do preço dos combustíveis sem atualização por parte do Estado no preço que é praticado ao quilómetro, o aumento no tempo de espera que é devido ao doente em tratamento e ainda a falta de pagamento em tempo útil de serviços prestados foram as razões apresentadas pela associação para justificar a «situação calamitosa» que atravessam os bombeiros.

 «Corremos o risco de não garantir a capacidade de resposta às populações quer nos serviços de não emergência, quer mesmo nos de socorro. A missão que abraçámos há mais de 100 anos neste concelho está em definitivo colocada gravemente em causa», refere a nota.

 Segundo a Associação de Bombeiros de Oeiras, foram realizados cerca de 18 mil serviços de socorro em 2011.

 O concelho tem sete corporações de bombeiros.

in Diário Digital / Lusa

Sem comentários: