sábado, 12 de abril de 2008

Valorsul pode triplicar
produção de composto

Cerca de 15 mil toneladas por ano de composto é o volume que poderá ser produzido pela Valorsul, a partir de resíduos biodegradáveis. Este material será produzido na estação de tratamento de valorização orgânica (ETVO) da empresa do universo EGF, que envolveu um investimento de 26,5 milhões de euros.

Situada no concelho da Amadora, a unidade, que foi inaugurada a 13 de Março, tem capacidade para valorizar organicamente 40 mil toneladas anuais de resíduos orgânicos, estando preparada para poder tratar, futuramente, 60 mil toneladas por ano. Em 2007, ano em que decorreu a fase de testes, a central recebeu cerca de 32 mil toneladas destes resíduos, tendo produzido quase 500 toneladas de composto. «Até agora temos usado este material internamente, nomeadamente em arranjos paisagísticos», refere Constança Correia, responsável de operação da ETVO. Mas o objectivo é que o composto possa ser comercializado.

Em 2007, a unidade da Associação de Municípios do Vale do Ave (Amave), uma das sete que o País tem actualmente em operação, escoou 100% das 21.500 toneladas de composto produzido, garante António Quintão, técnico da associação. O material foi enviado para as regiões do Douro e Alentejo, para fins agrícolas, nomeadamente, vinhas. Já 73.000 toneladas de refugo tiveram o aterro como destino.

No caso da Lipor, neste momento a empresa está com 50% da sua capacidade instalada já utilizada. Foram tratadas cerca de 30 mil toneladas anuais de matéria, da qual resultou uma produção de 4 mil toneladas de fertilizante, que já está totalmente vendido, sobretudo para a viticultura.

Questionado sobre se o Governo deve criar condições no sentido de promover o mercado do composto, Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor é peremptório: «Quem produz um produto de qualidade não tem dificuldade em introduzi-lo no circuito comercial». Para o material que não tem tanta qualidade, refere o responsável, o Estado deve intervir de forma a canalizá-lo para os solos florestais, que estejam depauperados e a necessitar de matéria orgânica.

in Portal Ambiente

Sem comentários: