segunda-feira, 30 de junho de 2008

Biblioteca Operária Oeirense - B.O.O.

Criada a 17 de Julho de 1933 por um grupo de operários da zona de Oeiras sob o lema "Depois do Pão a Instrução", a Biblioteca Operária Oeirense (B.O.O.) mantém até hoje essa mesma determinação.

Se na altura o objectivo era fundamentalmente o de lutar contra o obscurantismo da época com a alfabetização dos seus sócios, o incentivo à leitura, o convívio e mesmo o ensino do esperanto, hoje em dia a BOO propõe-se despertar os seus sócios para a aprendizagem e prática das artes com oficinas várias: música (guitarra, piano, flauta, técnica vocal...), teatro, pintura, artes decorativas, azulejaria, bordados.

Os livros continuam a ser uma das suas actividades, neste momento a biblioteca tem um fundo de mais de 8000 volumes.

Quanto à alfabetização, ela é agora a das notas musicais e suas combinações infindáveis, da decifração de dramaturgias, de como utilizar um pincel e expressar-se através dele, ou de como utilizar uma mufla, por exemplo.

A intenção da associação é mesmo e apenas o despertar de vontades e gostos e a abertura de novos e múltiplos horizontes. Para uma aprendizagem mais aprofundada nestas áreas os que desejam são incentivados a procurar uma escola de música.

O número de sócios tem vindo a aumentar significativamente. Ascende neste momento a 2195.

A actividade da Biblioteca Operária Oeirense não se esgota nas oficinas. Há um espaço de encontros e debates.

A "Madrugada da Poesia", por exemplo, é um encontro anual que chega a juntar centenas de pessoas. Ao longo do ano são muitas as exposições patentes (uma média de duas por mês).

A B.O.O. alberga ainda no seu espaço vários grupos de música e de teatro. As oficinas são também um abrir de apetites para a criação de pequenos agrupamentos.

Entre os grupos de música, está o Cramol um grupo de canto tradicional de mulheres que existe desde 1979 (para o ano festejará o seu 30º aniversário) e que tem feito ao longo deste tempo um importantíssimo trabalho no sentido de dar a conhecer um património riquíssimo e quase desconhecido.

O grupo tem já uma projecção nacional e internacional, tendo sido um dos raros portugueses a apresentar-se no Théâtre de la Ville, em Paris. Tem dois discos editados (Cramol, BMG, 1996 e "Vozes de Nós", Ocarina, 2007. Eduardo PAes Mamede é o actual director artístico.

Outro dos grupos é o ComSonante, um grupo misto com mais de 20 elementos que se dedica a um vasto repertório que vai da música popular, portuguesa, erudita, renascentista ou contemporânea.

O ComSonante iniciou a sua actividade em 1991 sob a direcção de Luís Pedro Faro e está sedeado na BOO desde 2004.

via email

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas Tardes.

Já por várias vezes tentei contactar a B.O.O, seja por e-mail ou mesmo recorrendo ao numero de telefone indicado no site da CMO. Embora as minhas constantes investidas, até hoje ninguem me respondeu. Volto aqui a fazer a mesma pergunta; Essas palestras ou workshops de guitarra, piano e etc, são pagos? Se sim, qual o valor em questão (mensal, semanal, diário)?

Obrigado pela vossa disponibilidade,

Diogo