domingo, 8 de junho de 2008

Cartão do Cidadão
chega a Lisboa em Julho

Novo documento começou a ser emitido no ano passado

A emissão do Cartão do Cidadão (CC), que chega em Julho ao distrito de Lisboa, vai começar a ser testada nos consulados portugueses «depois do Verão», revelou este domingo em Londres o secretário de Estado da Justiça.

«Primeiro queremos fazer chegar o Cartão a todos os distritos do país», sustentou João Tiago Silveira à agência «Lusa».

O CC começou a ser emitido em 2007 e substitui o bilhete de identidade, o cartão do contribuinte, de beneficiário da Segurança Social, de eleitor e de utente do Serviço Nacional de Saúde.

O cartão é dotado ainda de um «chip» com dois certificados digitais que permitem a autenticação electrónica segura do cidadão e a assinatura digital qualificada sobre documentos electrónicos.

Actualmente disponível na região autónoma dos Açores e em 12 dos 18 distritos do continente, o documento de identificação «vai chegar a Lisboa em Julho», o último distrito a ser contemplado, anunciou.

Tiago Silveira mostrou-se convicto que as funcionalidades introduzidas pelo CC, nomeadamente a assinatura electrónica, «podem ter utilidade aos portugueses no estrangeiro».

Entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2009 será a vez de começar a funcionar o sistema informático de registo civil nos consulados portugueses.

in Agência Financeira

Sem comentários: