segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cavaco Silva apela à «boa-vontade» de pescadores e Governo

O Presidente da República, Cavaco Silva, apelou, esta segunda-feira, à «boa-vontade dos dois lados», pescadores e Governo, para que a paralisação do sector da pesca possa terminar em Portugal, tal como em França e em Espanha.

«Tenho alguma esperança que o diálogo entre o Ministério da Agricultura e Pescas e os pescadores produza resultados. É preciso que haja boa-vontade dos dois lados e espero que haja essa boa-vontade», disse Cavaco Silva no Porto, no final do V Encontro de Inovação COTEC.

O Presidente renovou o apelo à «moderação» dos pescadores, reconhecendo a «situação difícil que atravessam», e referiu que «compete ao Governo analisar a margem de manobra que possui».

«A greve foi levantada, ou está a ser levantada, em França, e também em Espanha, e espero que possa ser levantada aqui em Portugal. Os pescadores têm de compreender a situação e o Governo tem que ver em que medida consegue auxiliar os pescadores, tendo em conta as dificuldades orçamentais que são conhecidas de todos», afirmou.

Cavaco Silva frisou que, «tal como outros países reagem, Portugal tem de reagir» à actual situação difícil, que conjuga em simultâneo vários factores adversos, como o aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, a subida das taxas de juro e a limitação do crédito.

TSF

Sem comentários: