terça-feira, 3 de junho de 2008

Défice vai continuar a baixar
promete Teixeira dos Santos

«O défice vai continuar a baixar. Não quero imaginar o que seria se não fosse assim» , afirmou Teixeira dos Santos, que manifestou satisfação pelo encerramento do procedimento por défice excessivo.

«Temos razões para estar satisfeitos. É reconhecido que foi feita uma redução do défice de forma credível e sustentável. E também porque chegámos a este ponto um ano antes» , disse o ministro, em declarações aos jornalistas no início de uma visita às novas instalações do Banco Europeu de Investimento, hoje inauguradas no Luxemburgo.

Na terça-feira - um ano antes da data limite imposta pelos 27 - os ministros das Finanças da UE vão sublinhar que Lisboa reduziu o desequilíbrio orçamental para um valor abaixo do limite de três por cento do PIB de uma «forma credível e sustentável», segundo disse fonte comunitária à agência Lusa.

A decisão será tomada na sequência de uma «recomendação» feita no início de Maio pela Comissão Europeia que também inclui a Itália, República Checa e Eslováquia, sendo que Portugal e Itália eram até agora os únicos Estados-membros da Zona Euro alvo de um acompanhamento particular por terem ultrapassado o limite máximo permitido pelas regras europeias previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

«O País, com as finanças públicas em mau estado, teria mais dificuldade em arranjar financiamento nos mercados internacionais» , disse hoje Teixeira dos Santos.

Lusa / SOL

1 comentário:

antonio manuel bento disse...

Mas que blog tão interessante! é sempre positivo para Oeiras o surgir de novos espaços de debate, onde cidadãos possam exprimir Livremente as suas ideias/ideais e dar as suas opiniões/contributos em prol do Concelho que tanto estimamos. Gostaria de chamar a atenção para o facto de desde o passado dia 21 de Maio que neste blog não se encontram noticias referentes a Oeiras, o que certamente não será uma premonição negativa das potencialidades deste espaço que, por certo, encontrará em mim um leitor atento e participativo. Por fim aproveito para lembrar que em Oeiras o debate democrático processa-se no espaço de debate de refer~encia, e esse é sem dúvida o inigualável e sem par Oeiras Local.

Sempre disponível para participar em lado principal de blog com textos de diversas matérias, António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.