terça-feira, 1 de novembro de 2011

Alterações Climáticas Aquecimento global com impacto nos próximos mil anos

É o primeiro estudo a fazer prognósticos para um prazo tão longo. Segundo a revista Nature, as consequências do aquecimento global serão sentidas ao longo de todo o próximo milénio e podem levar ao desaparecimento de grande parte da Antártida, com a temperatura dos oceanos a subir, em média, cinco graus.

O estudo foi realizado com base em programas de simulação de computador que permitiram explorar os vários cenários possíveis, mesmo no caso de o planeta evoluir para uma situação de zero emissões de dióxido de carbono (CO2) a partir de 2010 e em 2100. Ainda assim, os resultados demonstram que o aumento das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), nomeadamente de CO2, vai fazer subir as temperaturas da Terra nos próximos mil anos e elevará em, pelo menos, quatro metros o nível das águas do mar.

Por causa disso, grandes áreas do norte da África vão transformar-se em desertos e a temperatura dos oceanos pode subir até cinco por cento. Alterações que vão provocar o colapso da camada de gelo ocidental da Antártida, uma superfície de 2,2 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, equivalente a quatro vezes o tamanho da Espanha.

Segundo o coordenador do estudo, o professor Shawn Marshall, da Universidade de Calgary, no Canadá, as regiões do hemisfério norte, no geral, serão menos afectadas que as do sul, embora as projecções revelem que os padrões do clima em certos lugares do mundo deverão mudar completamente.

[Névia Vitorino - Portal Ambiente Online]

Sem comentários: