quarta-feira, 16 de abril de 2008

Chefes de equipa do São Francisco Xavier pedem demissão

Os chefes da equipa médica do hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, decidiram pedir a demissão. É um protesto contra o funcionamento dos serviços de urgência. Estes profissionais dizem que há falta médicos e que os utentes acabam por ser atendidos numa situação que qualificam como «indigna».

Carlos Arroz, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, afirma que o hospital não está a cumprir os requisitos mínimos para um funcionamento eficaz do serviço de urgência.

«A Ordem dos Médicos determina para os hospitais centrais um número de cinco ou seis médicos de medicina interna para trabalhar na respectiva urgência. No hospital São Francisco Xavier às terças, quintas e sábados trabalham um ou dois médicos e especialistas», disse.

Por este motivo, Carlos Arroz considera que esta situação é «insustentável».

«A qualidade técnica do atendimento degrada-se, a responsabilidade médica sobe em flecha, o perigo de errar é óbvio», defendeu.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte do São Francisco Xavier garante, no entanto, que esta situação já foi resolvida com a transferência de pessoal do hospital Egas Moniz.

A área de influência do hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, abrange cerca de um milhão de pessoas.

in TSF

Sem comentários: